Três bairros de Arcos estão excluídos do sistema de entregas dos Correios

Três bairros de Arcos estão excluídos do sistema de entregas dos Correios
Foto: Telelesíntese - Portal de Informação e notícias

Navegando pelas páginas da internet, inclusive aquelas ligadas à Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos ou simplesmente ‘Correios’, chega-se à conclusão de que o negócio desta empresa estatal é o envio e a entrega de cartas e encomendas, entre outras atividades. Ao contrário, a entrega (da correspondência) são os Correios que devem chegar até a porta do cidadão. Mas, parece que há arcoenses que não desfrutam deste serviço. 

Identificamos, no mínimo, três bairros nos quais não há entrega de correspondência e encomendas e isso vem gerando transtornos às pessoas, quando não resultam em prejuízos. Os bairros são Mirante da Serra, Novo São Judas e Pinheiros.

Sem pessoal, nem veículos para atender

Camila Teixeira, auxiliar administrativa de uma escola localizada no bairro Mirante da Serra afirma: “Temos problemas sérios com os Correios aqui no Colégio, pois não há entrega de correspondência”. Ela diz que já fizeram reclamações, mas a resposta é que não há veículo, nem funcionários pra atender o bairro. Camila continua: “É um absurdo, porque, se não têm como entregar, eles deveriam, pelo menos, comunicar para que seja possível fazer a retirada, evitando que a encomenda ou carta retorne ao remetente”. A auxiliar administrativa diz ainda que, para aquelas situações em que há código de rastreio a escola acompanha e, ao saber que a correspondência chegou, se deslocam até a agência e retiram. Mas, lembrou: “Nem sempre há código de rastreio. Nestes casos, não temos como saber se há correspondência para nós”.

A mesma justificativa foi dada pelos Correios a Frank Willians Costa, morador do bairro Novo São Judas, onde também não há entregas. Muitas vezes, sabendo da chegada de uma correspondência, ou por aviso do remetente ou pelo acompanhamento do rastreio, ele teve que se dirigir até a agência dos Correios para retirar. Ao reclamar, além da explicação de falta de pessoal, os Correios justificaram que a falta de colaboradores se deve a não realização de concursos públicos para aumento de efetivo. “Já teve encomenda minha que voltou e necessitou ser reenviada, porque não entregaram e eu não sabia que a encomenda estava lá” – disse Frank. Para resolver parcialmente o problema, ele diz que busca o código de postagem junto às empresas das quais compra produtos e acompanha a remessa pelo aplicativo de rastreio. “Fico sabendo quando a encomenda chega e vou ‘correndo’ lá buscar, antes que retorne ao remetente e completou dizendo que, quando residia no bairro não havia entrega”. finalizou Frank.

Para Débora Stéfanie Silva, que mora no bairro Pinheiros, a história se repete. Embora ela não tenha feito reclamações aos Correios, muitos de seus vizinhos já fizeram e retornaram com a mesma ‘desculpa’ dos Correios: ‘Sem pessoal e sem veículos para fazer a entrega no bairro’. Débora diz, ainda, que adota o mesmo procedimento dos demais: acompanha as remessas pelo aplicativo de rastreio. "Também forneço o endereço da residência de sua mãe, onde há entrega, porque até cartão de crédito já deixei de receber" - destaca. Por fim, informou que, no bairro há um grupo de mensagens e que um dos moradores é advogado. Ele tratando do problema para encaminhar uma solução.

Com a palavra, os Correios.