Tribunal Pleno aprova agraciados ao Colar do Mérito Judiciário

Tribunal Pleno aprova agraciados ao Colar do Mérito Judiciário
Desembargadores do TJMG aprovaram a indicação dos três ministros das cortes superiores (Crédito: Juarez Rodrigues / TJMG)
Not---fachada-TJMG.jpg
Desembargadores do TJMG aprovaram a indicação dos três ministros das cortes superiores (Crédito: Juarez Rodrigues / TJMG)

O Tribunal Pleno do Tribunal de Justiça de Minas Gerais votou, nesta quinta-feira (1º/2), em sessão virtual, as indicações ao Colar do Mérito Judiciário, a maior comenda conferida pelo Poder Judiciário estadual de Minas Gerais. Foram aprovados, por maioria, os nomes do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Luís Roberto Barroso; do corregedor nacional de justiça e ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Luis Felipe Salomão; e do ministro Luiz Philippe Vieira de Mello Filho, do Tribunal Superior do Trabalho (TST).

O Colar do Mérito Judiciário condecora pessoas e instituições, brasileiras ou estrangeiras, por sua contribuição e prestação de serviços à Justiça ou à cultura jurídica. São três agraciados por ano, definidos por comissão especial constituída pelos quatro desembargadores mais antigos e pelo presidente do TJMG. A comenda é conferida também aos desembargadores da instituição, quando tomam posse no cargo.

O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho, salientou que se trata de "personalidades de relevância nacional e com notável trajetória no âmbito não só do direito e da justiça, mas na defesa da democracia e na consolidação de valores caros à coletividade, como a dignidade da pessoa humana, a probidade na administração pública, a eficiência e a promoção da igualdade".

Para o presidente José Arthur Filho, a escolha, além de atestar o reconhecimento da atuação proeminente dos homenageados, ao longo de suas carreiras, e de constituir um testemunho de admiração por suas realizações nas respectivas áreas, demonstra a gratidão do TJMG pelo relacionamento harmônico com as instituições de origem dos agraciados, vínculo no qual eles tiveram participação, por meio de ações institucionais, projetos comuns e apoio a iniciativas do Tribunal.

"São pessoas que se destacaram no domínio jurídico, seja no campo da jurisdição, seja no do ensino, com um magnífico legado acadêmico. Têm, ainda, um impacto positivo em muitas esferas da vida pública, afirmando-se como vozes influentes e lideranças em nossa época", resumiu.

Fonte: Tribunal de Justiça de MG

Nosso site usa cookies. Para continuar navegando em nosso site, você estará aceitando nossos termos de uso e cookies Leia mais aqui...