8º Motofest em Arcos: 20 clubes a mais neste ano

Dois dias de Motofest na Praça Floriano Peixoto e pelas ruas da cidade, com rock, comida, bebida e um show de motos

8º Motofest em Arcos: 20 clubes a mais neste ano
8º MOTOFEST ARCOS 2023 (foto: Jornal CCO)

O 8º Motofest iniciou na sexta-feira, 28, e o CCO acompanhou o evento do início ao final. A reportagem falou com motociclistas que vieram de diversos lugares e animaram a cidade. Além de acamparem na área do ‘Poliesportivo’, se hospedaram em hotéis, consumiram em restaurantes, animaram o comércio e, sobretudo, divertiram-se com a programação musical preparada para o evento, na praça Floriano Peixoto. 

Um encontro de motos que começou antes de se chamar Motofest

“O 8º Motofest chegou ao seu final como o melhor e maior encontro de motos em Arcos” – é o que afirma Guilherme Dias de Carvalho, presidente do moto clube Bodoqueiros de Arcos e organizador do encontro de motociclistas, desde 2001. Ele se recorda de quando o encontro ainda não se chamava de Motofest. Segundo ele, somente por volta de dez anos depois do primeiro encontro é que a reunião de motociclistas foi ‘batizada’ como Motofest. Ao longo de todos esses anos, o evento vem se ampliando, conquistando mais adeptos e se tornando um dos maiores encontros de motociclistas de Minas Gerais.

Guilherme Dias de Carvalho, presidente dos 'Bodoqueiros' e iniciador dos encontros de motos em Arcos

“Neste ano foram 150 grupos. Mas, é difícil contar quantas motos estiveram em Arcos, com precisão, pois há grupos que se fazem representar com apenas uma moto, enquanto outros vêm com 20 motociclistas ou mais” – afirma Guilherme. Ele está certo de que a edição de 2023, desde a sexta-feira (28) até a manhã do domingo (30), registrou o maior número de motos na cidade para o evento. “Inclusive o organizador do evento em Campo Belo, fez questão de comparecer aqui, na sexta-feira para trazer um troféu do seu evento, que iniciaria no dia seguinte”.

É usual, nos eventos de moto, os organizadores mandarem fazer troféus e botons, entre outros souvenires para que os participantes levem como lembrança. 

Destaque-se que o 8º Motofest recebeu grande público, no mesmo final de semana de, no mínimo mais quatro ou cinco eventos em outras cidades, tais como: Campo Belo e Baependi.

Casal de motociclistas sobre quatro rodas

Vindos de São João Del Rey, Luiz Alberto e Nilzinha chegaram para o 8º Motofest na sexta-feira, 28, e montaram sua barraca na área de camping do Parque Poliesportivo. 

Já limitado e não podendo pilotar moto e triciclo, Luiz continua no movimento, participando dos eventos, como faz há mais de 22 anos, sempre acompanhado de sua parceira e esposa, Nilzinha. Ele é fundador e presidente do moto clube Falcões de Ouro de São João del Rey, que tem duas extensões. Uma em Dores de Campos e outra em Conselheiro Lafaiete. Saudoso, ele conta que, por 10 anos andou com uma moto Virago 535 e, depois, adquiriu um triciclo Riguetti. Hoje, eles viajam em uma camionete cabine dupla e, agora, ele está comprando um motor home para continuar nas estradas, com a esposa ‘Falcão Nilzinha’ (nome de guerra no movimento motociclista). 

Ela, também apaixonada pelo movimento de motos, mantém uma sala com mais de 2 mil troféus de eventos dos quais participaram. Ela conta que a sala está aberta à visitação pública e já foi ampliada uma vez para poder guardar os troféus. “Somos gratos por termos dois filhos já adultos e que nos permitem viajar, sem preocupações” – diz o policial militar aposentado.

“Todo o final de semana, estamos na estrada. ” – diz Nilzinha, relatando que já foram a Bahia, Goiás e ao Distrito Federal. Eles lembram de que, anos atrás já estiveram no Motofest em Arcos e voltaram neste ano. Eles consideram o evento daqui excelente porque é bem produzido, tem boa infraestrutura e é resultado da dedicação dos organizadores. Eles acreditavam que os Falcões de Ouro estariam presentes com cinco ou seis motos, além deles, lembrando que no final de semana haveriam encontros de motociclistas em Campo Belo e Baependi, onde o grupo também estaria representado.

Luiz avaliou que o movimento motociclista é único devido à fraternidade que se forma a partir dos encontros. Nos eventos, diz ele: “Os irmãos motociclistas vêm de várias procedências e compartilham valores elevados de convívio entre amigos. Depois as amizades são conservadas e seguem contato pelos aplicativos de mensagens e redes sociais. Além do que, na avaliação do ‘Falcão’, a população gosta dos encontros graças à disciplina e ao convívio agradável e positivo com os motociclistas.

Artigos para motociclistas

Vindos de Valparaíso de Goiás, Aline e Marcelo, trouxeram para o Motofest uma barraca de vestuário e acessórios para motociclistas. Eles disseram que este já é o quinto encontro de motociclistas de que participaram neste ano. Ela destacou que é muito bom trabalhar nos eventos, pois o público motociclista é muito legal. “É um público bem bacana de ‘mexer’, pois não tem confusão, nem briga. É bem família”.

São muitas histórias ...

De Belo Horizonte: Gerson Barbosa Alves, apelido ‘G-Bomba’ do ‘Estradeiros’ veio sozinho de Belo Horizonte. Não é a primeira vez, já veio ao Motofest de Arcos e voltou pela diversão e novas amizades.

Teodoro, 'freguês de carteirinha' do Motofest

De triciclo vindo de Perdões: Nelson Teodoro de Sousa, simplesmente ‘Teodoro’, também veio sozinho, pois seus companheiros de clube foram a Campo Belo. “Sou freguês de carteirinha. Nem me lembro de quantas vezes já vim a Arcos. Desde quando davam chopp de graça, na praça”. Ele diz que sempre gostou de vir à cidade e acampar no Parque Poliesportivo para ficar ‘namorando’ os peixes no laguinho do Parque.

De Divinópolis, Daniel e Teisla também gostaram do evento: “Como todos os anos, um sucesso total. Parabéns aos organizadores e à cidade”.

Bertolino de Batatais SP: Luis Bertolino preside um grupo de São Paulo. Ele também ficou alojado no acampamento do Poliesportivo e estava satisfeito pelas acomodações e organização, não poupando elogios à cidade. “Todos estão de parabéns”.

Joel do Caveiras do Além, veio tantas vezes ao Motofest que acabou casando e se mudando para Arcos. Ele mora aqui faz quatro anos, é casado com Angelita e dono de uma pastelaria no Centro da cidade. Ele afirma, sorrindo: “Não foi no Motofest que eu conheci minha esposa. Mas, se o casamento não nasceu no Motofest, ele estimulou demais”.

Café com ‘som e arte’

Encerrando o evento, a Prefeitura de Arcos, como vem acontecendo noutras edições, ofereceu um café da manhã, com adesão de muitos motociclistas e a presença de organizadores e autoridades. Para animar o encerramento, a apresentação da Banda Som & Arte da Prefeitura de Arcos, com 20 músicos, regida pelo maestro Gibran Mohamed Zorkot, que, como sempre, animou e encantou todos os presentes.

Autoridades parabenizaram

O secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, Paulo Henrique (Paulinho) avalia: “Foi uma satisfação ver, ontem (29), aquela praça cheia, depois da chuva. Fechamos o 8º Motofest com chave de ouro e já com vontade de, no ano que vem, fazer melhor do que este”.

O presidente da Câmara de Vereadores, Ademar de Medeiros (Sorriso), registrou os agradecimentos aos motociclistas de Arcos e de outras cidades que vieram participar do evento. “Parabenizo toda a organização do evento, especialmente os motociclistas”.

O deputado Antônio Carlos Arantes, cumprindo diversas agendas na cidade, também se manifestou elogiando o evento pela participação. Destacou que as pessoas vêm de diversos lugares e movimentam a economia de Arcos. “É um dos eventos que mais promove a cidade”.

O prefeito Claudenir de Melo (Baiano) disse ao CCO que a prefeitura deve receber bem os visitantes, pois muitos motociclistas arcoenses são bem recebidos, quando vão a eventos noutras cidades. Lembrando da programação noturna na praça da Matriz, Baiano comento: “Quero crer que, no show do Detonautas, tenhamos tido uma multidão de mais de 20 mil pessoas”. Ele agradeceu aos motociclistas de Arcos e afirmou que foram eles que deram todas as ideias para a prefeitura realizar”.

Foto: Olavo, do Moto Clube 'Nação Eleita' (GO)

No dia 30 de abril e 1º de maio, a programação especial do feriado prolongado do Dia do Trabalhador continuaram com grande presença de público. O 8º Motofest foi uma promoção da Prefeitura Municipal de Arcos, através da Secretaria Municipal de Cultura Esporte, Lazer e Turismo e precedeu as comemorações da Festa do Trabalhador.

Encerrando a cobertura do 8º Motofest o CCO saúda os motociclistas de Arcos e todos quantos estiveram presentes e fizeram de Arcos um lugar mais alegre, tal como ocorreu em anos anteriores. Que venha o 9º Motofest.  

Reportagem: Nando Noronha

Matéria produzida na Redação do Jornal e Portal Correio Centro Oeste. Jornalistas e proprietários de veículos de comunicação que desejam reproduzir nosso conteúdo devem citar a fonte: jornalcco.com.br