Creche Ana Lúcia Franco: 147 alunos protegidos do sol e da chuva

Nova quadra coberta, na creche Ana Lúcia Franco é batizada com o nome de Maria Helena Goulart que foi servidora na creche

Creche Ana Lúcia Franco: 147 alunos protegidos do sol e da chuva
Quadra coberta da creche Ana Lúcia Frnco

Karine da Silva Franco Faria, diretora da Creche Ana Lúcia Franco, às 10 horas do domingo, dia 30 de abril, era só sorrisos. Havia motivo para a alegria, Karine é diretora, há somente três semanas, da creche e estava recebendo uma quadra de esportes nova e coberta, onde antes havia simplesmente um pátio. 

Antes da solenidade de inauguração, Karine disse ao CCO: “A comunidade escolar ganhou um presente muito grande. Essa quadra é uma conquista para os alunos”. Ela diz que os 147 alunos estarão protegidos do sol e da chuva. 

A diretora Karine é sobrinha da professora Ana Lúcia Franco, que empresta seu nome à instituição.

A Creche

Segundo a diretora, a creche funciona das 7 horas às 16h10min para crianças de quatro meses até três anos e nove meses. Está situada na avenida Dr. João Vaz Sobrinho, 87 – Centro de Arcos, mas, esta não foi sua primeira sede. Ela contou que a creche inicialmente foi instalada, em meados dos anos 80, onde hoje funciona o Almoxarifado de Obras da Prefeitura Municipal. Em 2008, foi transferida para sua localização atual e, atualmente, funciona com 44 funcionários dos quais 24 são professores.

Pronunciamentos falam de gratidão e benefício às crianças

Dr. Sérgio Vilela, vice-prefeito, iniciou os pronunciamentos. “A administração municipal segue trilhando o seu caminho, cumprindo ao que se propôs a dois anos e meio”. Ele se disse muito feliz, pois quando participa de uma entrega de investimento escolar, entende que é pela educação que se chega a uma realidade melhor. Elogiou a secretária de Educação e disse que a construção da quadra coberta contribuirá para o trabalho dos profissionais da creche. 

Michel Goulart, neto da homenageada e representante da família, disse que a família está honrada pela homenagem e reconhecimento e lembrou que Maria Helena Goulart trabalhava com alegria e dedicação, dedicada principalmente às crianças da comunidade da creche.

A secretária de Educação Sônia Zuquim Vilela destacou a importância da quadra para os trabalhos das professoras juntos às crianças e evidenciou as ações de sua em benefício da educação. Agradeceu aos envolvidos com destaque para o deputado Arantes e ao prefeito ‘Baiano’.

O presidente da Câmara de Vereadores de Arcos, Ademar Aureliano (Sorriso), fez referência à vereadora Kátia Mateus de Moura que foi quem encaminhou o pedido ao deputado Arantes para que fossem obtidos recursos suficientes à construção da quadra coberta. “Era um sonho da comunidade escolar, que não tinha um lugar para os eventos da creche, que eram realizados e uma sala”. 

Ao CCO, o deputado estadual Antônio Carlos Arantes fez questão de mencionar sua visita à creche em 2022. “Eu vi uma creche de excelente qualidade, com crianças bem cuidadas e professoras animadas. Um ambiente bacana mesmo”. Ele lembra que, ao mesmo tempo, verificou que todas aquelas crianças tinham um espaço descoberto, sofrendo com as condições climáticas de calor intenso ou chuvas severas. Ele relata que diante disso, abraçou a proposta e que teve o apoio do governador Zema para resolver essa necessidade. 

O secretário de Obras e Serviços Públicos, Daniel Mendonça, que acompanhava a entrevista do CCO com o parlamentar, informou que o investimento foi de R$ 263 mil.

Em seu pronunciamento, o prefeito Claudenir de Melo (Baiano), iniciou agradecendo a presença das pessoas, ao povo de Arcos, ao vice-prefeito Dr. Sergio Vilela e ao secretariado, em especial à Secretária Sonia Zuquim Vilela. Agradeceu ainda à Câmara de Vereadores pela parceria nas realizações do executivo municipal e ao deputado Antônio Arantes. Ele relatou sobre as realizações de seu governo, desde o enfrentamento à pandemia e falou sobre as conquistas na área da saúde, da educação e no apoio a entidades, como APAE e a Pousada dos Berto. “Aquilo que é necessidade da população nós procuramos resolver”.

‘Baiano’ ainda exaltou a figura de Maria Helena Goulart, cujo nome foi lembrado para batizar a quadra que estava sendo inaugurada.

Homenagem

O cerimonial registrou que Maria Helena Goulart nasceu em Carmo do Cajuru (MG), foi casada com Otacílio Goulart e teve cinco filhos. 

Apesar de inúmeras dificuldades impostas principalmente pela viuvez prematura, ela foi aprovada em concurso e ingressou nos quadros da Creche Ana Lúcia Franco, onde trabalhou, como cantineira de 1985 a 2013. Maria Helena faleceu em 22 de janeiro de 2019.

Foi por sua dedicação e carinho no trabalho junto à creche, além de sua exemplar história de vida que, Maria Helena Goulart foi homenageada, por sugestão da vereadora Kátia Mateus.

Placas e benção

Antes do descerramento da placa inaugural, a Academia de Letras de Arcos (ALARC) entregou uma placa ao deputado Antônio Arantes.

Em seguida, uma homenagem da Prefeitura de Arcos ao parlamentar, por suas ações em benefício do município.

Também foi homenageada a família de Maria Helena Goulart, na pessoa de seu neto Michel Goulart.

Na sequência, o pastor José de Souza conduziu uma benção à nova Quadra Coberta Maria Helena Goulart da creche Ana Lúcia Franco.