A Campanha da Fraternidade inicia nesta quarta-feira de Cinzas (22) em todo o Brasil

Paróquias de Arcos definirão atividades a serem desenvolvidas no período da Campanha.

A Campanha da Fraternidade inicia nesta quarta-feira de Cinzas (22) em todo o Brasil
Cartaz CNBB

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) deu início à Campanha da Fraternidade 2023, nesta Quarta-feira de Cinzas. O encerramento está previsto para o dia 2 de abril, quando será realizada a Coleta Nacional da Solidariedade. O dia 2 de abril corresponde ao Domingo de Ramos (anterior ao Domingo da Páscoa).

Completando 60 anos, o tema da Campanha neste ano é “Fraternidade e Fome” e o lema “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14, 16 – extraído do Evangelho de São Mateus). O objetivo da ação é incentivar as comunidades católicas a assumirem suas responsabilidades face à situação de fome que persiste no Brasil.

A CNBB cita que mais de 33 milhões de pessoas passam fome no Brasil, de acordo com a Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (2022) e salienta que, passada uma década, o país voltou ao Mapa da Fome da Organização da Nações Unidas (ONU). Ainda conforme a instituição, a questão é urgente e fez, com que, pela terceira vez, a CNBB assumisse a realização de uma Campanha da Fraternidade evidenciando o tema e, com isso, estimular, em todos os níveis, para minimizar as repercussões  desta realidade no cotidiano dos brasileiros.   

Em 1975, tratando da fome a Campanha apresentou o lema “Repartir o pão” e, em 1985, o tema foi evidenciado pelo lema “Pão para quem tem fome”.

Mensagem do Papa Francisco

Em mensagem enviada à CNBB, o Papa Francisco recordou o convite que Deus faz aos católicos, no sentido de trilhar um ‘caminho de verdadeira e sincera conversão’. Ele ainda menciona que a proposta da Campanha da Fraternidade visa animar o povo fiel “nesse itinerário ao encontro do Senhor”, com a proposta de voltar o olhar para os mais necessitados, “afetados pelo flagelo da fome”.

Campanha em Arcos

Em Arcos, não há uma ação unificada para a Campanha da Fraternidade 2023 e depende de cada paróquia, embora todas as igrejas estejam celebrando a Santa Missa desta quarta, com foco no lançamento da Campanha. Na Paróquia São Cristóvão, a reunião que definirá as ações a serem adotadas acontecerá no próximo dia 28. Na Paróquia Santo Antônio, o encontro dos movimentos será realizado amanhã, 23. Na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, no momento, as atividades estão orientdas à oração, no âmbito de cada uma das comunidades da paróquia. Na Paróquia de São Judas Tadeu, haverá mobilização das comunidades, estimulando a adesão à Campanha. Nas demais paróquias, a Redação do Jornal e Portal CCO não conseguiu contato por telefone, até o fechamento desta matéria.

Texto-base

A CNBB elaborou um texto base detalhando a campanha e as propostas de ações O documento  pode ser adquirido pelos interessados, na versão digital, acessando as plataformas: Amazon, Google Play, Apple Books e Kobo.

A publicação de 100 páginas, está organizada em quatro capítulos, intitulados: “Na fonte da Palavra”; “Ver a realidade da fome"; “Iluminar com a luz da Palavra"; e “Agir para transformar a realidade da fome”. 

Nas conclusões, o texto apresenta ações que podem ser realizadas nas comunidades eclesiais para planejar e organizar iniciativas ligadas à Campanha, além de sugestões de documentários, filmes, músicas e poesias sobre o tema para inspirar a ação pastoral.

Origens da Campanha

Em 1961, três padres responsáveis pela Cáritas Brasileira idealizaram uma campanha para arrecadar fundos para atividades assistenciais. A ação foi chamada de Campanha da Fraternidade e realizada pela primeira vez na quaresma de 1962, em Natal, no Rio Grande do Norte. 

O projeto foi lançado, em nível nacional, no dia 26 de dezembro de 1962, sob o impulso do espírito do Concílio Vaticano II, e realizado nacionalmente pela primeira vez na quaresma de 1964. 

Desde 1962, a Campanha da Fraternidade busca estimular as pessoas de boa vontade a viverem a fraternidade, a partir de compromissos concretos, no processo de transformação da sociedade, considerando um problema específico que exige a participação de todos na sua solução, tal como ocorre com a questão da fome no Brasil.

Tempo da Quaresma

Quaresma corresponde ao período de quarenta dias, subsequentes à Quarta-feira de Cinzas, em que os católicos e algumas outras comunidades cristãs se dedicam à penitência em preparação para a Páscoa, a Ressurreição de Cristo, por isso apropriado ao desenvolvimento da Campanha.

Cartaz da Campanha da Fraternidade 2023 site (campanhadafraternidade2023.com.br)