Agência do INSS em Arcos não realiza serviço de perícia médica

Agência do INSS em Arcos não realiza serviço de perícia médica

Contribuintes do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que moram em Arcos e precisam se submeter à perícia médica para obtenção de auxílio doença ou aposentadoria têm que se deslocar até as cidades vizinhas: Bambuí, Formiga e Lagoa da Prata.

De acordo com dados do IBGE, a população estimada de Arcos é de 40.658 pessoas, maior que a de Bambuí, 23.964 pessoas.

Na semana passada, até sexta-feira (9 de junho de 2023), o atendimento pelo telefone fixo 135 não possibilitava o agendamento de perícia, com a justificativa frequente de que o “sistema estava fora do ar”. Por meio do aplicativo “Meu INSS”, nem sempre é possível efetivar solicitações e anexar documentos, devido à lentidão e também em virtude de outros fatores, como, por exemplo, quando fica “travado”. Além disso, algumas pessoas têm dificuldade no manuseio da tecnologia e têm urgência na solicitação, às vezes, em virtude de doenças graves. 

Diante dos questionamentos do CCO, sobre o porquê da não prestação do serviço no Município de Arcos e desde quando foi suspenso, a Assessoria de Comunicação Especial da Previdência Social enviou a seguinte Nota ao CCO, na manhã de ontem (13 de junho de 2023):


O INSS informa que a maior parte de seus serviços está disponível nos canais remotos, evitando assim o deslocamento do cidadão até uma unidade física. Além disso, é importante deixar claro que nem todas as Agências do INSS prestam os mesmos serviços presenciais, como é o caso da unidade de Arcos, que não realiza os de perícia médica e avaliação social.  

Esses dois serviços estão disponíveis em unidades próximas: o de perícia médica é realizado nas Agências de Bambuí, Formiga e Lagoa da Prata; e o de avaliação social, na Agência de Formiga. É importante destacar que, ao fazer o agendamento, o segurado pode verificar em quais unidades os serviços presenciais estão disponíveis e escolher a de seu interesse.

Quanto ao pagamento, destacamos que ele será direcionado à rede bancária, de acordo com as regras definidas no contrato firmado entre o INSS e as instituições financeiras. Após o recebimento do primeiro pagamento, o beneficiário poderá solicitar a alteração para a conta bancária que desejar. Para isso, ele deverá se dirigir diretamente à agência bancária de seu interesse e fazer o pedido de alteração.  

Também é importante esclarecer que o primeiro pagamento de um benefício por incapacidade será destinado à rede bancária da unidade onde o segurado realizou a perícia médica. Como dito acima, caso seja de seu interesse, ele poderá solicitar a alteração de agência bancária.

Quanto ao funcionamento dos canais remotos, como a Central 135 e o Meu INSS, seguem operando dentro da normalidade. Momentos de instabilidade ou sobrecarga de acessos podem ocorrer, causando lentidão ou dificuldades temporárias. A orientação é que o segurado tente novamente, em horários menos congestionados, como após as 18h e aos sábados. Lembramos que a Central Telefônica 135 funciona de segunda a sábado, de 7h às 22h.

Assessoria de Comunicação Especial do Ministério da Previdência