Agência do INSS em Arcos não realiza serviço de perícia médica

Contribuintes do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que moram em Arcos e precisam se submeter à perícia médica para obtenção de auxílio doença ou aposentadoria têm que se deslocar até as cidades vizinhas: Bambuí, Formiga e Lagoa da Prata.
De acordo com dados do IBGE, a população estimada de Arcos é de 40.658 pessoas, maior que a de Bambuí, 23.964 pessoas.
Na semana passada, até sexta-feira (9 de junho de 2023), o atendimento pelo telefone fixo 135 não possibilitava o agendamento de perícia, com a justificativa frequente de que o “sistema estava fora do ar”. Por meio do aplicativo “Meu INSS”, nem sempre é possível efetivar solicitações e anexar documentos, devido à lentidão e também em virtude de outros fatores, como, por exemplo, quando fica “travado”. Além disso, algumas pessoas têm dificuldade no manuseio da tecnologia e têm urgência na solicitação, às vezes, em virtude de doenças graves.
Diante dos questionamentos do CCO, sobre o porquê da não prestação do serviço no Município de Arcos e desde quando foi suspenso, a Assessoria de Comunicação Especial da Previdência Social enviou a seguinte Nota ao CCO, na manhã de ontem (13 de junho de 2023):
O INSS informa que a maior parte de seus serviços está disponível nos canais remotos, evitando assim o deslocamento do cidadão até uma unidade física. Além disso, é importante deixar claro que nem todas as Agências do INSS prestam os mesmos serviços presenciais, como é o caso da unidade de Arcos, que não realiza os de perícia médica e avaliação social.
Esses dois serviços estão disponíveis em unidades próximas: o de perícia médica é realizado nas Agências de Bambuí, Formiga e Lagoa da Prata; e o de avaliação social, na Agência de Formiga. É importante destacar que, ao fazer o agendamento, o segurado pode verificar em quais unidades os serviços presenciais estão disponíveis e escolher a de seu interesse.
Quanto ao pagamento, destacamos que ele será direcionado à rede bancária, de acordo com as regras definidas no contrato firmado entre o INSS e as instituições financeiras. Após o recebimento do primeiro pagamento, o beneficiário poderá solicitar a alteração para a conta bancária que desejar. Para isso, ele deverá se dirigir diretamente à agência bancária de seu interesse e fazer o pedido de alteração.
Também é importante esclarecer que o primeiro pagamento de um benefício por incapacidade será destinado à rede bancária da unidade onde o segurado realizou a perícia médica. Como dito acima, caso seja de seu interesse, ele poderá solicitar a alteração de agência bancária.
Quanto ao funcionamento dos canais remotos, como a Central 135 e o Meu INSS, seguem operando dentro da normalidade. Momentos de instabilidade ou sobrecarga de acessos podem ocorrer, causando lentidão ou dificuldades temporárias. A orientação é que o segurado tente novamente, em horários menos congestionados, como após as 18h e aos sábados. Lembramos que a Central Telefônica 135 funciona de segunda a sábado, de 7h às 22h.
Assessoria de Comunicação Especial do Ministério da Previdência