Alimentos vencidos são descartados pela Vigilância Sanitária

Alimentos vencidos são descartados pela Vigilância Sanitária
Foto: Jornal CCO

No dia 17 de outubro, a Vigilância Sanitária de Arcos (VISA) recolheu alimentos com prazo de validade vencido, que faziam parte de um conjunto de itens de 52 caixas térmicas estocadas no Poliesportivo de Arcos. Cada caixa térmica (cooler) continha 25 itens, dos quais 15 apresentavam prazo de validade vencido. No total, foram 780 itens recolhidos.



O problema foi constatado e registrado pela VISA, que recebeu denúncia dos vereadores Ademar Aureliano (Sorriso), João Paulo (Joãozinho) e Laerte Mateus (Letinho), que foram ao Poliesportivo para verificar o caso.

Os alimentos ficaram guardados no setor de Vigilância Sanitária, para atender ao prazo legal previsto no Código de Saúde do Estado de Minas Gerais. Cumprido o prazo, os itens foram descartados no Aterro Sanitário Municipal, na tarde do dia 13 de novembro. Dois servidores da VISA descartaram, um a um, os 780 itens junto a um dos montes de lixo que está depositado no local. Os vereadores e o Jornal CCO acompanharam o descarte.


Câmara ainda aguarda a manifestação da Administração Municipal

A Câmara de Vereadores de Arcos oficiou a Prefeitura sobre o caso, cobrando informações e providências do Executivo Municipal. Uma das perguntas: Qual foi o custo individual de cada caixa térmica e respectivos produtos, considerando a licitação realizada em 2022?  No entanto, apesar de já haver esgotado o prazo de 20 dias, a Prefeitura ainda não respondeu ao Legislativo.

O vereador Joãozinho informou ao CCO que está avaliando a possibilidade de remeter o assunto ao Ministério Público, pela falta de manifestação da Prefeitura Municipal dentro do prazo legal. Ele ainda disse ao jornal que irá encaminhar novo ofício à VISA, desta vez, para solicitar que o órgão informe se a Prefeitura Municipal foi ou será penalizada, por manter, estocados, alimentos com prazo de validade vencido.

Na tarde de quinta-feira (16), o CCO voltou a questionar, em mensagem para o e-mail da Assessoria de Comunicação da Prefeitura, agora sobre as respostas às questões apontadas pelos vereadores. O Jornal não recebeu retorno à informação solicitada. O CCO permanece à disposição.