Alunos de escolas de Arcos conquistam 20 medalhas de ouro na OBMEP Mirim

OBMEP é a Olimpíada Brasileira de Matemática, realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada 

Alunos de escolas de Arcos conquistam 20 medalhas de ouro na OBMEP Mirim
Bernardo e Thainá, medalhistas Ouro da OBMEP

Sete escolas de Arcos – seis municipais e uma particular – participaram da 2ª edição da OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática) Mirim, realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), que é uma associação de ensino e pesquisa sem fins lucrativos, vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e ao Ministério da Educação.
A olimpíada é destinada a alunos de escolas públicas e privadas do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental. A iniciativa do IMPA “visa transformar a relação das crianças com a disciplina desde as séries iniciais, introduzindo aspectos criativos e lúdicos ao processo de aprendizagem”.

De acordo com informação enviada ao CCO pela Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Arcos, alunos de cinco escolas municipais foram premiados. Veja:

Escola Municipal ‘Dorvina Teixeira Arantes’
6 medalhas de ouro; 18 medalhas de prata; 36 medalhas de bronze

Escola Municipal Santo Antônio
6 medalhas de ouro; 19 medalhas de prata; 40 medalhas de bronze

Escola Municipal ‘Yolanda Amorim de Carvalho’
3 medalhas de ouro; 9 medalhas de prata; 9 medalhas de bronze

Escola Municipal Professora ‘Olinda Veloso’
1 medalha de ouro; 2 medalhas de prata; 1 medalha de bronze

Escola Municipal ‘José Bonifácio Gonçalves’
2 medalhas de ouro; 1 medalha de prata

Cecon conquista 19 medalhas: 2 de ouro, 6 de prata e 11 de bronze

Em todo o país, as escolas particulares puderam participar da OBMEP Mirim em 2023, na segunda edição da olimpíada. Em Arcos, o Cecon (Centro Educacional Conceição Ferreira Nunes) foi premiado com 19 medalhas no total, sendo duas de ouro, seis de prata e 11 de bronze.



Ouro para Thainá e Bernardo

Bernardo Mendes de Oliveira (Aluno Mirim I) e Thainá Evangelista Costa (Aluna Mirim 2), alunos do Cecon, conquistaram as medalhas de ouro.

“Mirim 1” refere-se aos alunos do 2º e 3º anos do Ensino Fundamental e Mirim 2, aos alunos do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental.

O desafio da matemática em situações práticas

Em um texto escrito pela diretora pedagógica do Cecon, Cinthia Arruda, ela relata que ao participar de competições como a OBMEP, “os alunos são desafiados a aplicar seus conhecimentos em situações práticas e a resolver problemas complexos, estimulando o raciocínio lógico e a criatividade matemática [...]”. Acrescenta: “A instituição enxerga nas olimpíadas uma ferramenta valiosa para inspirar a paixão pela matemática e para preparar os estudantes para desafios acadêmicos e profissionais ao longo de suas vidas”.

Informações sobre a OBMEP Mirim

O período de inscrições para participação foi de 2 de maio a 16 de junho e foram feitas pelas instituições de ensino e secretarias de educação.

De acordo com informações obtidas pelo CCO junto à equipe da OBMEP Mirim, a olimpíada é aplicada pela escola em duas fases – neste ano, ocorreram nos dias 28 de agosto (1ª fase) e 9 de novembro (2ª fase). O IMPA produz a prova das duas fases e envia para as escolas, que são responsáveis pela aplicação.

As escolas ficam responsáveis pela correção das avaliações e premiação dos alunos. A equipe da Olimpíada Mirim OBMEP envia certificados digitais para as escolas, que determinam como será a premiação dos alunos.

O CCO não conseguiu informações, com a equipe da OBMEP, quanto ao número de alunos de Arcos que foram inscritos, nem os nomes de escolas inscritas, alunos premiados e professores de Matemática. “Diferentemente da OBMEP, não temos os nomes dos alunos premiados. A Olimpíada Mirim é aplicada pela escola nas duas fases. A escola é responsável pela correção e premiação dos alunos”, justificaram e pediram que solicitássemos no Município (Secretaria de Educação). Solicitamos os nomes à Assessoria de Comunicação do Município, no entanto, em virtude da Lei de Proteção de Dados, não puderam nos enviar. A Assessoria nos informou os nomes das escolas, com as respectivas premiações.