Amanhã (24) tem mais vacinação contra a Influenza na 'Feirinha'

A Secretaria Municipal de Saúde estará vacinando contra a gripe Influenza, das 18 às 20 horas

Amanhã (24) tem mais vacinação contra a Influenza na 'Feirinha'
Foto: Ministério da Saúde

Nesta quarta-feira (24) a Secretaria Municipal de Saúde estará desenvolvendo mais uma ação de vacinação contra a gripe Influenza, na Praça de Eventos (Feirinha), das 18 às 20 horas. A ação visa oferecer mais uma oportunidade para a imunização, cuja campanha termina no próximo dia 31 de maio.

No dia 15 de maio, o Jornal CCO publicou neste Portal, os baixos índices de aplicação de doses da vacina contra a gripe Influenza alcançados por Arcos. Desde o dia 10 de abril, quando o Ministério da Saúde lançou a 25ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza, o município havia atingido somente 24% do público-alvo. Apenas 3.474 pessoas haviam recebido a vacina de um total previsto de 14.453 dos públicos prioritários em Arcos.

No dia 17 de maio, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde anunciou a ampliação de ações voltadas à imunização, buscando recuperar os baixos índices, até então registrados em Arcos. Uma dessas ações é a vacinação na 'Feirinha' que acontecerá novamente, em mais duas datas: amanhã (24 de maio), das 18 às 20 horas e no próximo sábado (27), no horário das 7 às 11 horas.

Atualização dos dados

Consultando o painel de informações do Ministério da Saúde sobre a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza, a atualização de hoje (23) dá conta de 6.939 doses aplicadas foram aplicadas em Arcos, o equivalente a 41,45% do público prioritário formado por: gestantes, puérperas, adultos com mais de 60 anos, crianças com menos de cinco anos e indivíduos portadores de comorbidades ou em condições clínicas especiais. Em uma semana, os números quase dobraram, mesmo assim, estão muito distantes do previsto como meta.

Comparando, o Brasil apresenta percentual abaixo: 36,89% e, o estado de Minas Gerais, pouco acima 43,29%. Destaque-se que estes percentuais estão relacionados aos grupos prioritários.

Vacinação para todos

Convém salientar que, como os índices em todo o país parecem seguir a mesma tendência, o Ministério da Saúde autorizou, no dia 12 de maio, a ampliação da vacinação, estendendo-a a todas as pessoas com mais de seis meses de idade. Esta medida levou em consideração especialmente o período do ano onde há tendência de baixas temperaturas, que são favoráveis ao desenvolvimento de doenças respiratórias.

A responsável técnica pela Imunização no município, Ângela Margarete, consultada pelo CCO, ratificou os números atualizados e voltou a estimular a população, no sentido de buscarem as vacinas, como meio de prevenção e proteção à sua saúde.