Prefeitura de Arcos reinstala o Comitê de Combate à Dengue

Na tarde desta terça-feira (21) o secretário de Saúde de Arcos, Tiago Carvalho conduziu a reunião visando à reinstalação do Comitê de Enfrentamento à Dengue, Zika e Chikungunya do município

Prefeitura de Arcos reinstala o Comitê de Combate à Dengue
Tiago Carvalho, secretário de Saúde de Arcos


O comitê de combate à dengue foi reinstalado na tarde desta terça-feira, 21, em solenidade conduzida pelo Secretário Municipal de Saúde, Tiago Carvalho. O Jornal CCO esteve presente ao ato realizado às 14 horas na Casa de Cultura de Arcos 'Maria do Carmo Frias'.

A abertura

Para a abertura foi apresentado de um áudio com trilha musical realçando a importância da união da sociedade no enfrentamento de problemas sociais e a apresentação de cartazes destacando diversas organizações e instituições da sociedade arcoense. Os cartazes foram apresentados por integrantes da equipe da Terceira Idade.

Tiago iniciou saudando os presentes e passou a apresentar o assunto do encontro, informando que o motivo da reunião era estabelecer o comitê de discussão e enfrentamento às arboviroses, cujo destaque são: dengue, zika e chikungunya.

O Comitê havia sido criado em anos passados e desenvolveu diversas ações relevantes no município. No entanto, ao logo do tempo e especialmente diante da pandemia da Covid-19, ele foi se desestruturando, havendo necessidade desta nova instalação e constituição. O comitê é regido por lei federal, estadual e municipal. Tiago destacou ainda a importância da participação de todos os segmentos sociais nas discussões e nas ações de combate.

Minuta do decreto de instituição do Comitê

Tiago passou, então, à leitura da minuta do decreto que institui o Comitê Municipal de Enfrentamento da Dengue, Zika e Chikungunya de Arcos. Pela minuta lida pelo secretário: “O comitê tem o objetivo de coordenar a implementação, em nível municipal, das ações de educação, saúde e mobilização social e fiscalização do cumprimento da legislação vigente voltada ao controle das doenças”.

Integrantes

O secretário ressaltou que os cargos de presidente e vice-presidente não poderão ser ocupados por integrantes do primeiro escalão nomeado pelo governo Municipal. Ele detalhou que a Comissão Técnica será constituída por representantes do Programa de Controle de Endemias, Vigilância Epidemiológica, Vigilância Sanitária, Atenção Primária em Saúde e Atenção de Urgência e Emergência. Já, a Comissão de Mobilização será composta por representantes das secretarias municipais de: Planejamento de Desenvolvimento Sustentável, de Educação, de Esporte, Lazer, Cultura e Turismo; Câmara de Vereadores, Polícia Militar, representantes de escolas municipais, estaduais e particulares; representantes de bairros e de igrejas católicas e evangélicas. A comissão de Mobilização terá um diretor à frente do grupo.

Ao evento estiveram presentes: o Presidente da Câmara de Vereadores de Arcos, Ademar Aureliano de Medeiros (‘Sorriso’); e os secretários Kledson Sousa, do Planejamento e Desenvolvimento Sustentável, e Alexandre Ferreira, do Meio Ambiente e Agricultura. Também prestigiaram o evento, dirigentes e representantes da Polícia Militar, Santa Casa, Hospital São José, de empresas e instituições do município e servidores das secretarias de Saúde e de Educação.

Nomeados

Já foram indicados: para presidente, o Dr. Aristides Beraldo Garcia, representando o Rotary Club de Arcos e, para diretor da Comissão de Mobilização, o Sgt PM Jonas Otaviano Costa, representando a Polícia Militar.

A participação da população é fundamental

Ao final de sua manifestação, o Secretário de Saúde, Tiago Carvalho, conversou com o CCO e destacou a importância legal da instituição deste comitê, agora contando com a participação da sociedade civil. O comitê anterior estava em atividade somente com a participação de integrantes da área da saúde e a população é importante e fundamental na discussão, planejamento e fiscalização das ações e informou que as reuniões do comitê serão divulgadas e todos os cidadãos estão convidados a participar. “A secretaria de Saúde é a responsável pelo comitê que deverá seguir toda a legislação, reuniões com registros em ata, entre outras.” - afirmou o titular da pasta.