Antonio Airton informa sobre sua saída da coordenação da Defesa Civil e agradece aos colaboradores

No dia 06/11/2023, Antonio Airton de Sousa deixou a coordenação do órgão e enviou mensagem ao CCO, apresentando seus motivos, fazendo um relato sintético de suas ações e agradeceu aos colaboradores. A mensagem está transcrita na íntegra a seguir.

Antonio Airton informa sobre sua saída da coordenação da Defesa Civil e agradece aos colaboradores
Foto: Arquivo Jornal CCO

Informação e agradecimento

Informo a todos os cidadãos arcoenses que deixei a coordenação da Defesa Civil Municipal. Solicitei minha saída da Defesa no dia 06 /11/2023. Vale ressaltar que se trata de um serviço voluntariado às comunidades deste município e que sempre prestei com muita dedicação, carinho, amor respeito.

Minha saída se deu por desgaste ao logo do tempo, devido minhas cobranças junto ao Município e à preocupação com as pessoas mais afetadas nas áreas de riscos, principalmente no período chuvoso onde as pessoas sofrem com os mesmos problemas repetidamente.

Na oportunidade, apresento as fases de atuação da Defesa Civil que se dá pelo ciclo: 1° prevenção; 2° mitigação; 3° preparação; 4° resposta; e 5 ° reconstrução.

Para a segurança da população e para o bom funcionamento da cidade, nenhuma destas etapas pode ser ignorada. O Município é responsável pelo gerenciamento e por apresentar soluções às áreas de risco, enquanto a Defesa Civil mapeia essas áreas e presta serviços técnicos de natureza humanitária.  Uma cidade onde se investe e que trabalha com obras importantes voltadas à prevenção e à mitigação, de forma antecipada, oferece melhor qualidade de vida e segurança aos cidadãos, especialmente, à população mais vulnerável, localizada em áreas de risco, trazendo para ela, menor sofrimento.

Observe-se que as áreas de risco não são exclusivas de áreas de vulnerabilidade social.

Ações realizadas

Os trabalhos de proteção e defesa civil municipal iniciaram-se em Arcos no ano de 2008, sendo que em 09/03/2009 foi oficializado pela Lei nº 2197/2019, aprovando a criação da Defesa Civil Municipal.  

Durante estes 15 anos a Defesa Civil vem se organizando e se fortalecendo, através dos históricos e do monitoramento de todo o território municipal.

Foram realizados mapas de risco da cidade como: áreas sujeitas a alagamentos, áreas sujeitas a inundações, áreas sujeitas a deslizamentos, queimadas/incêndios.

Estas áreas de riscos, vêm sendo repassadas sucessivamente aos Governos municipais de gestão em gestão, para realização de obras que visam solucionar os riscos e ameaças que ocasionam prejuízos econômicos e humanos a nossa cidade.

 Atualmente, está sendo elaborado o PAEBM E PLANCOM das barragens de rejeito da CSN em Arcos com simulações e treinamento de rompimento.

Outra conquista foi uma viatura oficial, caminhonete S10 caracterizada, cujo o uso é exclusivo em serviços de Proteção e Defesa Civil.  O repasse foi feito pelo Gabinete Militar do Estado de Minas Gerais e da Defesa Civil Estadual à Defesa Civil Municipal.

Agradecimentos

Agradeço primeiramente a Deus. Agradeço também todos os membros da Defesa que estiveram comigo em todos os momentos de atuação, em especial: Luciane, Yolanda, Dayne, Bárbara, Mateus Junior, André e David. São pessoas que estiveram diretamente na linha de frente comigo, ao longo dos anos. Meu obrigado a todos que, de uma forma, ajudaram em nossa missão.

Meu reconhecimento e agradecimento ao também ao Corpo de Bombeiros Militar e à Polícia Militar de Minas Gerais, que sempre me apoiaram e pelo respeito com que sempre me trataram. Ao Governo Municipal, meu obrigado pela oportunidade.

Quero enfatizar aos membros da COMPDEC que continuem firmes, pois vocês são muito importantes para ajudar as pessoas nos momentos adversos.

Carinhosamente, gostaria de dizer a todos, que lutem, com todas as forças, para ajudar o próximo, pois, quando alguém está passando pela escuridão das dificuldades, vocês é que podem ser a luz.


Defesa Civil é em defesa da vida.

Arcos, 29/11/2023
Antônio Airton de Sousa


O Jornal CCO ofereceu espaço para manifestação, em mensagem para o e-mail da Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal, mas, até o fechamento desta publicação, não recebeu resposta. O CCO fica à disposição, caso a Administração Municipal deseje se posicionar.