APAE comemora o Natal com três eventos em Arcos

As comemorações natalinas duraram três dias, com três eventos: passeio no Expresso Natalino ('Trenzinho'), festa e almoço.

APAE comemora o Natal com três eventos em Arcos
Fotos: Divulgação APAE/Arcos

As comemorações natalinas já são visíveis em todos os lugares da cidade. O brilho e a alegria do Natal vão dando à cidade um ar festivo e as organizações, como fazem tradicionalmente promovem momentos de confraternização.
Com a Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais, a APAE/Arcos, não é diferente. Segundo Marlene Costa, diretora da APAE/Arcos, neste ano foram três momentos distintos: no dia 18/12, um passeio no Trenzinho “Maria Fumaça”; no dia 19/12 (ontem), a festa dos usuários da entidade e hoje, 20/12, foi a vez do almoço de confraternização com as mães dos usuários.

Trenzinho, um passeio alegre e animado


Entre usuários e colaboradores, foram 50 participantes, que se dividiram em duas turmas. A saída do Trenzinho (Expresso Natalino) foi da sede da APAE, descendo pela avenida Magalhães Pinto e Jarbas Ferreira Pires até a praça Floriano Peixoto, depois, subindo pela rua Getúlio Vargas, até a praça do ‘Vivi’, avenida Governador Valadares, retornando novamente à praça a Matriz, antes de voltar à sede a APAE.

Marlene conta: “Os olhos brilhavam com tanta alegria. Cantavam e dançavam, foi perfeito”.

Diversas manifestações postadas no grupo de mensagens da APAE/Arcos comprovam a satisfação das participantes, tal como, o que publicou uma mãe de usuário: “Muito obrigado. Fico muito feliz por ter pessoas como vocês realizando sonhos. É trabalhoso, mas muito gratificante pra nós mães” (Apaecida).

Festa Natalina

Roberto de Oliveira (presidente da APAE/Arcos), João Ferreira, Ana Moura, Papai Noel, Aurora Costa, Marlene Costa e Clara Divina

.
Com a participação de 60 pessoas, entre pais, usuários e colaboradores da associação, foi realizada a confraternização de Natal. Na festa natalina foi realizada na tarde de ontem (19/12), no Espaço Premier no bairro São Judas, iniciando às 15 e se prolongando até às 19 horas.

Marlene conta: “Os usuários tiveram momentos de descontração e interação, com música e dança. Ela disse que eles receberam o Papai Noel, que distribuiu presentes. Os presentes foram doados pelos próprios funcionários, aos usuários da APAE. Além dos presentes, salgados, doces e refrigerantes à vontade.

Como no passeio do ‘Trenzinho’, foi de muita alegria e afetividade.

Almoço Natalino

O Almoço Natalino foi realizado hoje (20/12), reunindo na sede da APAE, pais, usuários e colaboradores da entidade. “O objetivo foi a inclusão dos pais nas atividades dos usuários.

 

Como cada evento, o almoço também teve suas atividades próprias e o destaque foi a plataforma giratória 360° para todos os pais, usuários e colaboradores da APAE. Muita música, dança e um bom bate-papo completaram a programação do evento de encerramento das comemorações natalinas.

Com as comemorações, as atividades do ano vão chegando ao final, conforme prevê o calendário apaeano. “A partir da próxima sexta-feira, as educadoras sociais, motoristas e equipe técnica estará de férias” – diz a diretora. Ela explica que a entidade estará de recesso e que, em janeiro, estarão sendo realizadas as adequações do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros. “Em fevereiro, retornaremos às atividades normais, juntamente com os funcionários voltando das férias”.

A diretora conclui: “Nossa semana de Natal  em 2023 foi recheada de atividades: passeio na ‘Maria Fumaça’ (‘Trenzinho’); festa de confraternização natalina com os usuários e almoço com os pais e usuários. Tudo com muita descontração, registro de fotos familiares e o principal, muito carinho e envolvimento entre a equipe apaeana, usuários e familiares”.  Ela avalia que foram três dias de verdadeira celebração dos laços afetivos na instituição.

A diretora encerra: “Eu e toda equipe de funcionários da APAE, agradecemos aos familiares e usuários pela confiança em nosso trabalho, agradecemos a todos os apoiadores, colaboradores e a toda população arcoense, que emana tanto carinho e respeito à instituição. Desejamos que todos tenham um Feliz Natal e que no ano de 2024, possamos evoluir positivamente e superar novos desafios. Por esse ano, gratidão!

Confira outras imagens dos eventos apaeanos de Natal...