Projetos para as áreas de Cultura, Esportes, Lazer e Turismo em Arcos

Maria Eduarda - Secretaria Municipal de Cultura, Esportes, Lazer e Turismo,

Mai 16, 2025 - 16:16
 0
Projetos para as áreas de Cultura, Esportes, Lazer e Turismo em Arcos

A servidora municipal Maria Eduarda Rodrigues Mateus Costa, coordenadora de Esportes desde o início da atual gestão municipal, foi nomeada, no último dia 14 de maio, para o cargo de secretária municipal de Cultura, Esportes, Lazer e Turismo. A posse será dentro de 30 dias. 

A partir de agora, ela dedica seus esforços na gestão das quatro áreas da Pasta. Veja quais são os projetos:
Cultura: Reestruturação da Casa de Cultura, apoio aos artistas locais, criação do Museu Interativo da História de Arcos e fortalecimento das ações culturais descentralizadas nos bairros.

Esporte: Ampliação dos projetos esportivos nas escolas e comunidades, incentivo a modalidades pouco exploradas e organização de campeonatos municipais;

Lazer: Realização de eventos comunitários, ações recreativas nas praças e nos parques e apoio a grupos que promovem atividades de lazer para crianças, jovens e idosos.

Turismo: Sinalização do Circuito Turístico de Arcos, valorização das grutas e do rapel, fortalecimento da parceria com o IGR Grutas e Mar de Minas e criação de material promocional sobre os atrativos da cidade.

Perfil 

Maria Eduarda é arcoense, tem 32 anos, é formada em Educação Física e já trabalhou como educadora física. É filha da professora Selma Mateus e do torneiro mecânico José Ronaldo Mateus. É casada com o comerciário Elias Costa e o casal tem um filho de 10 anos, o Victor.

Também trabalhou na Prefeitura de Arcos em 2018, no Poliesportivo, por meio do projeto “Arcos Saudável”, estando sempre envolvida em atividades ligadas ao esporte e bem-estar.


“Duda”, como é conhecida, participou ativamente junto à equipe responsável pela organização do IV Festival Gastronômico. Ela disse que foi um trabalho em conjunto, com troca de ideias e muita dedicação para que o evento acontecesse da melhor forma possível. “Tivemos um público expressivo, que superou nossas expectativas, e o evento transcorreu com total segurança. Um dos grandes destaques foi o resgate do nosso patrimônio histórico, com réplicas expostas na praça que ajudaram a contar um pouco da história de Arcos”, comentou.

Orçamento 

Duda disse ao CCO que está se inteirando sobre todos os detalhes orçamentários da Pasta. “O que posso afirmar, até o momento, é que o orçamento previsto para 2025 exige um olhar cuidadoso e estratégico, já que precisamos atender quatro áreas muito importantes, com recursos limitados”. Ela acrescenta que mesmo assim, o Município já consegue realizar ações relevantes como o Festival Gastronômico e atividades nas áreas de Esporte e Cultura, com foco na responsabilidade e otimização de recursos. “À medida que avançamos na gestão, nosso compromisso é garantir transparência, eficiência e resultados que beneficiem de forma concreta a população de Arcos”, conclui.