Arcoense toma posse na Academia Municipalista de Letras de Minas

Rosana Silva escolheu a escritora e jornalista Lena Moreira – também arcoense – como patrona

Arcoense toma posse na Academia Municipalista de Letras de Minas

A presidente da Academia de Letras de Arcos (Alarc), Rosana Cristina Ferreira Silva, tomou posse como acadêmica efetiva da Academia Municipalista de Letras de Minas Gerais (Amulmig), no dia 30 de novembro. É a primeira arcoense a assumir uma carreira nessa instituição. 

De acordo com a descrição feita por Rosana, essa academia tem o patrono São Francisco de Assis e foi fundada em 08 de abril de 1963, há mais de 61 anos. É sediada no bairro das Mangabeiras em Belo Horizonte e o imóvel foi projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, nos anos 40 do século passado. O local foi o escritório particular de Juscelino Kubitscheck (quando prefeito de Belo Horizonte), depois do Governador de Minas e do Presidente da República. É considerada a 2ª maior Academia de Letras de Minas Gerais.


Rosana assumiu a cadeira de número 355, tendo como patrona a escritora e jornalista arcoense Maria Helena Moreira - “Lena Moreira” (1961-1996), representando a cidade de Arcos.  

Lena Moreira, filha de Vitória Rodrigues Valadão e Lauro Moreira Valadão, nasceu na comunidade rural São Domingos, em Arcos; faleceu aos 34 anos. Ela trabalhou no jornal Correio Centro-Oeste ao longo de seis anos (1990 a 1996), tendo produzido reportagens de fatos marcantes na cidade ao longo desse período. Publicou, ainda, cerca de 200 artigos assinados, que eram esperados com ansiedade pelos leitores. Também foi professora primária e presidente da então Academia Arcoense de Letras. Outro sinal de reconhecimento à profissional e cidadã Lena Moreira é que ela nomeia o quartel da Polícia Militar em Arcos. 

Posse de Rosana Silva

 

A cerimônia de posse de Rosana Silva foi presidida pelo diretor-presidente, o diplomata e escritor Dr. Paulo Wangner de Miranda; pela secretária-geral, Profª Drª Maria Barjute Simão Assaf Bacha e pela acadêmica recipiendária, Ângela Togeiro Ferreira, que saudou as neo-acadêmicas. Junto, também tomou posse a acadêmica Adircilene Lerilda Batista e Silva, da cidade de Lagoa da Prata, ocupando a cadeira 354, tendo como patrona a escritora, jornalista, professora e advogada Cândida Correa Cortes Carvalho. 

Estiveram presentes a presidente da Associação de Jornalistas e Escritoras de Minas Gerais, Bilah Bernardes; a presidente da Academia Lagopratense de Letras- Acadelp, Maria de Fátima Amorim Santos; as acadêmicas Marina Alves, Maria Regina e Francisco, acadêmicos, escritores, familiares e amigos das acadêmicas. 
As apresentações musicais ficaram por conta de Carol Shineider (filha de Adircilene), Pedro Rodrigues (filho de Rosana) e dos seresteiros Maria Regina e Francisco, da Acadelp.