Arcos: de terça para quinta, mais 50 casos de covid

Ao considerar todos os casos de fevereiro até então, o número mais que triplicou em comparação com janeiro

Arcos: de terça para quinta, mais 50 casos de covid

O mês de fevereiro nem acabou e o número de casos de covid em Arcos mais que triplicou em comparação a janeiro. Janeiro fechou com 63 casos e em fevereiro, até ontem (dia 22), às 16 horas, já havia 196 registros, aumento de 211%.

Ainda considerando fevereiro, até terça-feira (20) às 14h11 eram 146 casos. Portanto, houve um aumento de 50 casos de terça para quinta. 
Segundo a coordenadora da Vigilância em Saúde do Município, enfermeira Fernanda Santos, os sintomas de covid atualmente são gripais (febre, tosse, dor de garganta, dor de cabeça), dor no corpo, diarreia, náuseas e vômitos.

Quanto à gravidade dos casos, ontem Fernanda informou ao CCO que, atualmente, tem uma pessoa hospitalizada na Santa Casa. Houve duas internações em janeiro e três em fevereiro até dia 20. Até então, apenas um paciente precisou de transferência para UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e já teve alta. Quanto aos outros casos, houve boa evolução.

Embora a maioria dos casos não sejam graves, o aumento de registros está movimentando as unidades de saúde, o que também está acontecendo em virtude dos casos de dengue.

O que se observa em Arcos é que nem todos os profissionais de saúde estão utilizando máscaras de proteção durante a atividade profissional. É sensato que idosos, pessoas imunossuprimidas e gestantes se protejam ao frequentarem estabelecimentos de assistência à saúde, a exemplo de hospitais, postos de saúde, laboratórios e consultórios. Afinal, é bom evitar o desgaste e os riscos da covid, assim como evitar a lotação do pronto socorro e do hospital.