Arcos recebe atletas para evento internacional de 'Mountain Bike'

Arcos recebe atletas para evento internacional de 'Mountain Bike'
Henrique Avancini corre hoje (28) e amanhã (29) - Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Arcos - Divulgação/Copa Soul

Começa hoje (28 de julho) e termina no domingo (30) a terceira e última etapa do Internacional Chaoyang Estrada Real 2023 – “Corrida de Bicicleta” do ranking Mundial de Mountain Bike, competição que está em sua 6ª edição. 

As largadas serão no Parque Aquático Municipal. Haverá provas de XCC (Cross Country Short Track), XCO (Cross Country Olímpico) e XCM (Cross Country Maratona). De acordo com divulgação do site onboardsports.pressroom.com.br, feita dia 12 de julho, as provas de XCC e XCO valem pontos para a obtenção de vagas nos Jogos Olímpicos de Paris-2024. Nas corridas de XCM, participam os atletas amadores.

O secretário municipal de Cultura, Esportes, Lazer e Turismo, Paulo Miranda, informou ao CCO que também haverá Praça de Alimentação e apresentações artísticas.

O promotor do evento é o empresário Felipe Avelar, proprietário da Avelar Sports (Adventure Comércio Ltda). No dia 14 de julho, ele disse ao CCO que tinha a confirmação de participantes de quatro países, além do Brasil: Argentina, Chile, Colômbia, México. 

A expectativa dos organizadores é que Arcos receba mais de 1.500 atletas (amadores e profissionais). 

A 1ª Etapa do Internacional Chaoyang Estrada Real 2023 neste ano de 2023 foi realizada em Itabirito, no período de 24 a 26 de março; a 2ª Etapa, em Ouro Branco (19 a 21 de maio).


Maior ciclista brasileiro irá participar da competição em Arcos 

A Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Arcos divulgou ontem (dia 27) que o maior ciclista brasileiro, Henrique Avancini, estará em Arcos neste fim de semana. Ele tem 33 anos, é carioca e foi campeão brasileiro por seis vezes. Hoje é o número 1 no ranking mundial da União Ciclística Internacional, de acordo com a divulgação. 

Programação

Hoje (dia 28): provas de XCC, com a largada da categoria Elite (profissional) – às 16h. 

Sábado (29): provas de XCO, com largadas do Elite – às 14h. 

Domingo (30): provas de XCM, com largadas de todas as categorias às 9h30.

Contrato de R$ 300 mil

Foi publicado no Diário Oficial dos Municípios Mineiros, no último dia 11, o Extrato de Inex – Processo nº 332/2023, Inexigibilidade nº 057/2023, da Prefeitura de Arcos, cujo Objeto é a Contratação de empresa especializada para promover evento Internacional Chaoyang Estrada Real 2023, no valor global de R$300 mil. A empresa contratada é a Adventure Comércio Ltda, pela vigência de 60 dias. 

No site do evento é relatada a expectativa de “fazer do Brasil uma potência mundial em eventos de bicicleta”. “Com muita dedicação, profissionalismo e investimento, a Avelar Sports vem conseguindo – junto aos atletas, patrocinadores, cidades sedes, equipes e investidores – este feito”. 

Ainda na divulgação, afirmam que a prova é a única corrida de Mountain bike na América com transmissão ao vivo no percurso de todas suas etapas.

Sobre as responsabilidades da Adventure Comércio Ltda no contrato e responsabilidades da Prefeitura de Arcos, Felipe Avelar informou ao CCO que a Avelar Sports organiza toda montagem e desenvolvimento do evento junto com a transmissão ao vivo. Já a Prefeitura disponibiliza o local: Parque Aquático. A entrada é gratuita. 

De acordo com informações do Termo de Referência 028/2023, assinado em 20 de junho, o evento está descrito no Calendário Oficial de Festas e Eventos de Arcos. Também está escrito no Termo que a etapa irá proporcionar grande atrativo turístico fomentando a economia do comércio local, da rede hoteleira, dos postos de combustíveis, restaurantes e bares. “Os investimentos são importantes para garantir ao turista a sua melhor experiência de viagem”, justificam. 

Dentre as obrigações da empresa contratada estão as seguintes: organizar a realização, além de planejar e produzir toda a logística do evento, priorizando a segurança de público e dos participantes; é responsável pelas estratégias de comunicação de divulgação do evento, considerando meios de comunicação de relevância estadual e nacional; fornecimento de medalhas, lona digital, cronometragem, filmagem, transmissão ao vivo, placa de identificação das bicicletas, chips e outros decorrentes da execução do contrato; contratação e organização da segurança profissional para o evento, segurança na pista e para o público; contratação de equipe médica e de resgate profissional.  

Leia mais em: https://internacionalestradareal.com.br/ e https://onboardsports.net/2023/07/12/que-venha-arcos-relembre-as-outras-etapas-da-internacional-estrada-real-chaoyang-2023/