Acontece hoje em Arcos a 2ª Feira Tecnológica Regional do Milho

Evento voltado para o produtor rural traz novidades tecnológicas para implementação na safra

Acontece hoje em Arcos a 2ª Feira Tecnológica Regional do Milho

A fazenda experimental da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG), em Arcos, sedia hoje a "2ª Mostra Tecnológica Regional do Milho", a partir das 8h30. Às 13h30h acontece a confraternização entre os presentes, com sorteio de brindes e apresentação da dupla sertaneja Duan e Darlan. 

Sob coordenação da EMATER (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Arcos) e do Império Rural, o evento é e direcionado a produtores rurais de Arcos e região que cultivam milho.  

Realizada pela primeira vez em 2010, a feira reuniu centenas de produtores rurais que puderam conhecer as novidades do setor. O objetivo geral do evento é apresentar as novas tecnologias utilizadas na produção e como a utilização correta dessas tecnologias pode refletir em bons resultados. 

Segundo o empresário Luís Vicente da Costa, organizador do evento, a produtividade média do milho em Arcos está acima de toda a região e cresceu muito em relação aos últimos anos. Ele também informa que novos produtos estão sendo criados para suprir as necessidades do produtor rural e aumentar a produtividade. "Com o avanço tecnológico, a cada dia surgem novos produtos que vão facilitar o plantio e aumentar a produção", explica. 

Durante o evento, empresas do setor de agronegócio irão expor novos produtos e ensinar ao produtor rural qual a função destes no plantio. Assim, a feira também se torna um "encontro de tecnologias" que já foram testadas e vão melhorar a colheita. Para o engenheiro agrônomo Zenaido Lima, extensionista da Emater e organizador da feira, aprender o manejo desses novos produtos trará resultados melhores. Ele ressalta que o produtor pode adquirir bons insumos, mas se não usá-los de forma adequada os resultados não serão satisfatórios. "A feira vai proporcionar ao produtor identificar o uso desta nova tecnologia de forma correta, adequando ao seu perfil, e também a troca de experiência entre os produtores rurais", comenta.

Segundo Zenaido Lima, outra finalidade da feira é apresentar a importância do cultivo da cultura e a variedade de produtos que utilizam o milho como matéria prima. "O evento também vem reforçar que a cidade de Arcos não está em evidência apenas no setor de indústria mineradora. Também é destaque na pecuária e na produção agrícola, inclusive na produção do milho", acrescenta. 

A "2ª Feria Tecnológica Regional do Milho" resulta de uma parceira entre a Emater e o Império Rural, tendo como apoiadores as entidades Embrapa, Epamig, UFLA e a Prefeitura de Arcos.  Os patrocinadores são: Agromem Tecnologia, Du pont, Dekalb, AgRoss - Redistribuição oficial Syngenta, Riber Sementes, Brasmilho, Heringer, Sorveteria Quatro Estações, Embracon - Consórcio Nacional, Biogene, SICOOB União Centro Oeste.

PROJETOS - Estão planejadas outras edições do evento para os próximos anos. E a cada dois anos serão realizados o festival de comidas típicas feitas à base de milho e o concurso de redação e desenho sobre o milho. Nesta edição, estas atividades não irão ocorrer, porque já foram apresentadas no ano anterior. 


A importância do milho

O milho é caracterizado pelas diversas formas de sua utilização, que vai desde a alimentação animal até a indústria de alta tecnologia. Na realidade, o uso do milho em grão como alimentação animal representa a maior parte do consumo desse cereal, o que representa cerca de 70% no mundo. Na evolução mundial de produção de milho, o Brasil tem se destacado como terceiro maior produtor, ficando atrás apenas dos Estados Unidos e da China. A produção mundial ficou em torno de R$ 590 milhões de toneladas em 2000, enquanto que Estados Unidos, China e Brasil produziram aproximadamente R$ 253 milhões de toneladas, 105 milhões de toneladas e 32,3 milhões de toneladas respectivamente. Em 2001, o Brasil apresentou a safra recorde de 41,5 milhões de toneladas. Apesar de estar entre os três maiores produtores, o Brasil não se destaca entre os países com maior nível de produtividade.

A importância do milho não está apenas na produção de uma cultura anual, mas em todo o relacionamento que essa cultura tem na produção agropecuária brasileira, tanto no que diz respeito a fatores econômicos quanto a fatores sociais. Pela sua versatilidade de uso, pelos desdobramentos de produção animal e pelo aspecto social, o milho é um dos mais importantes produtos do setor agrícola no Brasil.

Matéria publicada no jornal CCO, edição de 07 de abril de 2011