Arcos tem novo Secretário do Meio Ambiente e Agricultura

Alexandre Ferreira é engenheiro, divinopolitano e reside em Arcos há 15 anos

Arcos tem novo Secretário do Meio Ambiente e Agricultura

Alexandre Ferreira, 60 anos, natural de Divinópolis e, há 15 anos residindo em Arcos, é o novo Secretário Municipal do Meio Ambiente e Agricultura de Arcos. Para sua apresentação aos leitores do Jornal CCO, ele respondeu aos questionamentos através da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Arcos.

Alexandre é graduado em Engenharia Química pela UFMG e Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas e Especialista em Licenciamento Ambiental. Casado há 30 anos com Rosimeire Xavier Ferreira (Rose da AMA) tem 2 filhos.

Com 30 anos de experiência, dos quais, mais de 20 anos em Meio Ambiente, desenvolvidos em empresas de grande porte e Licenciamento Ambiental do Governo do Estado MG. Nos últimos 14 anos, atuou como Gerente de Meio Ambiente da subsidiária da Companhia Siderúrgica Nacional:  CSN Cimentos SA.  Na Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Alexandre foi Diretor Técnico da SUPRAM-ASF – Superintendência Estadual de Meio Ambiente do Alto São Francisco, responsável pela equipe de licenciamento ambiental na região.

Alexandre conta que trabalhou na liberação de licença de ampliação da Mina da Bocaina em Arcos, liberação de Licença para Instalação e Operação da Fábrica de Cimentos de Arcos, na  liberação de licença de Instalação de Mineração de Calcário e da Fábrica de Cimentos no estado de Sergipe.

Ele foi responsável pela gestão e monitoramento ambiental das Fábricas de Cimentos da CSN na Paraíba, RJ  e MG e pela gestão dos estudos para novos licenciamentos para Fábricas em Sergipe, Pará e Paraná. Ele detalha: “Gestão, preparação, contratação e execução da audiência pública ambiental para grandes públicos”.

Alexandre Ferreira afirma: “O maior desafio da Secretaria será assinar convênio com Estado, permitindo que o município de Arcos passe a licenciar as empresas com atividades locais. O licenciamento ambiental realizado no próprio município trará celeridade ao processo” – explica e continua: “Hoje, é muito comum um processo de licenciamento ambiental ficar parado na Secretaria de Estado de Meio Ambiente até 10 anos, atrasando a implantação de grandes projetos na região. Nossa previsão é concluir o processo até meados do ano de 2023”.

“Toda estrutura necessária para concretizar a formalização do convênio será disponibilizada e adquirida, tais como: a contratação de técnicos especializados, aquisição de equipamentos como GPS e drone, computadores e veículo”. Ele acrescenta que a Secretaria já possui uma estrutura organizada e será ajustada para atender às necessidades do convenio a ser firmado com Estado.

O engenheiro amplia: “Tralharemos também para fomentar a agricultura familiar e na implantação de hortas comunitárias na zona urbana, com aproveitamento de matéria orgânica na produção de adubos sem química e sem agrotóxicos.

Segundo do novo Secretário, outro desafio será aumentar a coleta seletiva no município.  Hoje, apenas 3% de tudo que é recolhido no município está segregado entre lixo seco e lixo úmido.

“Como marca pessoal, gostaria de deixar uma gestão participativa, séria e honesta, com respeito ao Meio Ambiente e sustentabilidade, e que proporcionará melhores condições de vida e trabalho ao homem do campo” – afirma Alexandre Ferreira.

Alexandre Ferreira foi nomeado, conforme portaria de nomeação nº 270, datada de 27 de dezembro de 2022.