Atleta de fisiculturismo que mora em Arcos fala sobre carreira e disciplina
Jenniffer Maia participará de campeonato em novembro
Jenniffer Maia Batista, de 39 anos, é natural de João Monlevade, mas mora em Arcos há mais de 20 anos. É fisiculturista e está na ativa com os treinamentos. Já foi premiada e se prepara para mais uma conquista.
Jenniffer teve a ideia de se tornar atleta de fisiculturismo quando começou a praticar atividade física para fins estéticos. Depois de três meses de treinamento, participou de concurso e conquistou o título de Musa fitness de Minas Gerais, em 2016.
Começou a treinar musculação aos 25 anos de idade, mas antes disso já praticava esportes como capoeira e jiu-jítsu. Treina na Academia Bela Forma, no bairro Jardim Bela Vista, há mais de 13 anos.
Já participou de três campeonatos. Os dois primeiros foram realizados em Belo Horizonte, onde ela alcançou as colocações de terceiro e segundo lugar pela Confederação Brasileira de Musculação e Fisiculturismo (WBBF – Brasil), com a consultoria do treinador Milton Santos. O terceiro campeonato foi na cidade do Rio de Janeiro, pela mesma confederação, onde ela teve a classificação de 4º lugar, durante a pandemia de Covid. Na época, a consultoria foi de Sidney Bicudo.
A trajetória requer dedicação e disciplina. Para os fisiculturistas, as regras de alimentação são rígidas. Outra orientação para esses atletas é ter horário para dormir. São costumes que levam a uma disciplina no dia a dia. É necessário e importante, o acompanhamento profissional de fisiculturismo.
Mãe, dona de casa e cabeleireira
Jenniffer diz que sua maior dificuldade é conciliar a rotina de fisiculturista com as atividades diárias. Ela é mãe, dona de casa e cabeleireira, ramo no qual trabalha há mais de 20 anos.
Mesmo com todos esses desafios, está se preparando para o quarto campeonato, que será em Sete Lagoas, pela WBBF, neste mês de novembro.
A atleta diz que nessas participações, a disciplina e o controle emocional são as dificuldades encontradas.
Jenniffer orienta para quem deseja entrar nessa modalidade: “Precisa ter muita disciplina, paciência, persistência, porque não é do dia para a noite que você vai ter um shape bacana, o corpo vai moldando aos poucos e com muito treinamento”.
Rotina de treinos
Exceto aos sábados, ela treina todos os demais dias. No sábado, faz os exercícios aeróbicos.
Depois de quase três anos parada tanto na musculação quanto dieta, retornou aos treinos há aproximadamente um ano e 11 meses. Nesse retorno, foi acompanhada durante um ano por Viviane Oliveira (que a auxiliou nas dietas) e pelo marido, Guilherme Rodrigues, que é treinador.
Desde julho, o treinador Milton Santos está auxiliando a atleta nas dietas e ela continua com o treinador Guilherme Rodrigues. “Subirei no próximo dia 9 de novembro, pela quarta vez, em busca do sonhado 1º lugar”.
O perfil de Jennifer no Instagram é: @jenniffermaia
Entrevista e Redação: Leonardo Ferreira (estagiário)