Celebrações de Santos Reis iniciam hoje no ‘Córrego das Almas’ em Arcos

A Festa de Santos Reis acontece hoje (05) e amanhã (06), no Córrego das Almas

Celebrações de Santos Reis iniciam hoje no ‘Córrego das Almas’ em Arcos
Fotos: Jornal CCO

A Santa Missa, hoje (05/12) às 19h30, dará início às celebrações da Festa dos Santos Reis, no Córrego das Almas.
A celebração ‘sertaneja’ acontecerá na Igreja de Santos Reis, pelos padres Valter Gonçalves e Geraldo Teixeira. “Após a missa, teremos leilão, tropeiro, galinha com arroz, churrasquinho e serviço de bar” – conta Belchior dos Reis Pereira, mais conhecido por seu nome artístico “Xodozinho”, um dos organizadores da festa, que atendeu o jornal CCO para passar informações sobre o evento que já têm quase 15 anos. Xodozinho a a equipe estavam trabalhando na produção da festa.

Preparação do palco

Xodozinho complementa: “Amanhã, por ser dia 6 de janeiro, a igreja fica aberta todo o dia, a partir das 9 horas e haverá atendimento, com comidas e bebidas”. Ele conta que às 20 horas, o padre Manoel João Batista celebrará a Santa Missa. “Antes da missa, haverá a ‘Folia de Reis’ para fazer a adoração ao Presépio – amanhã é o dia da ‘folia cantada e da adoração’”.

Xodozinho esclarece ainda que a grande festa que era tradicionalmente no domingo não acontecerá neste ano, por conta de que estão sendo realizados serviços exigidos pelo Corpo de Bombeiros, visando à adequar o local ao plano de prevenção e combate a incêndio – necessário a obtenção do respectivo alvará.

Festa dso Santos Reis de 2023


Igreja de Santos Reis

Xodozinho conta que vem de uma família de ‘foliões’, uma tradição de família, tanto que ele, Belchior, e seus irmãos Gaspar e Baltazar, levam os nomes dos ‘Reis Magos’. “Minha casa sempre tinha ‘folia’. Meu pai era ‘folião’, tocava violão e meu tio tocava sanfona, era folião. Eu me criei nesse ambiente.

Em 1º Junho de 2008, a Igreja dos Santos Reis começou a ser construída, mas as primeiras Festas de Santos Reis foram realizadas no Parque de Exposições do Sindicato Rural de Arcos, conforme lembra Rosilene Paim, que também fez parte do grupo que iniciou a obra de construção da igreja.

Xodozinho relembra do grupo: Adilson e Rosilene, Célio e Silvânia e Xodozinho. “Lamentavelmente, o Célio faleceu no ano passado, mas sua esposa Silvânia e seus filhos Anacely e Thiago prosseguem e preservam o legado de seu pai” – diz Xodozinho.

 Rosilene e Xodozinho nos preparativos

Ele conta ainda que o terreno foi doado por Roberto Rodrigues e família. “Quando a obra ficar concluída, ela será doada à Paróquia, que agora é a de Nossa Senhora do Rosário”. O Pe. Keroll, da ‘Paróquia do Rosário’ assiste a igreja e reza a Santa Missa toda última sexta-feira de cada mês.

Veja mais imagens ...

Festa de 2023

Festa de 2023

Reportagem: Nando Noronha