Brasileiro que teve ataque cardíaco completa duas maratonas dias depois

Brasileiro que teve ataque cardíaco completa duas maratonas dias depois
O brasileiro Gustavo Carvalho se recuperou de um ataque cardíaco e venceu uma maratona em apenas 10 dias. - Foto: arquivo pessoal

Superação e alegria guiam a vida de um atleta para lá de especial. Um brasileiro que teve um ataque cardíaco conseguiu completar duas maratonas poucos dias depois do infarto. Gustavo Carvalho, de 42 anos, é do tipo que mostra que vale a pena manter o otimismo e correr atrás dos sonhos.

Apaixonado por esportes, Gustavo estava num shopping center quando infartou: sentiu nas mãos um formigamento, pressão na mandíbula e uma dor insuportável no peito. Tudo muito rápido até desmaiar e acordar apenas no hospital. Lá, ouviu dos médicos: foi salvo pelo atendimento rápido dos profissionais no shopping e por ser atleta.

“Pense na pessoa mais feliz do Mundo… Apaixonado pelos esportes paraolímpicos e viajar”, afirmou Gustavo, nas redes sociais e assim ele toca a vida. Tanto é que mal esperou concluir a reabilitação após o infarto para disputar as maratonas.


Esporte é vida

Para o brasileiro, a máxima de que esporte é vida é levada muito a sério e as maratonas têm um lugar mais especial ainda na vida dele.

Além do trabalho na Andef (Associação Niteroiense dos Deficientes Físicos), o atleta joga tênis, é corredor de rua e treina muito.

O brasileiro disse que sempre foi cuidadoso com a saúde e tinha certeza que nada aconteceria com ele, além dos exercícios físicos, fazia check-up a cada seis meses.

Porém, faltando duas maratonas Majors para completar sua mandala SixStar, foi surpreendido com o ataque cardíaco.

“Tive um enfarte. Foram três dias de suspense até os médicos decidirem o que fazer, e no final colocaram stents para desobstruir o ventrículo esquerdo”, disse Gustavo em entrevista ao Estadão.


Dias depois, maratonas outra vez

Alguns dias depois, conversando com a cardiologista, o atleta brasileiro contou para ela o grande medo dele: ter de parar de correr antes de conquistar uma medalha.

Gustavo mostrou o planejamento dele para os médicos. A ideia era correr seis maratonas Majors – Chicago, Berlim, Nova York, Boston, Tóquio e Londres.

Aproveitando que os exames indicavam melhora após o quadro do ataque cardíaco, o atleta e os médicos chegaram a um acordo: ele completaria a Maratona de Tóquio como longão – correria 32 km e andaria os 10 km finais.

Depois, o atleta correria a última maratona em Londres, para conquistar a medalha sonhada – a mandala.

Em seguida, Gustavo se comprometeria a correr apenas meias maratonas para dar uma margem de segurança ao seu coração.

Treinos e dedicação

Assim, dez dias depois do infarto, o brasileiro voltou a treinar, no Hospital Albert Einstein onde foi tratado.

Diante do desejo do atleta, o hospital investiu em um método multidisciplinar de reabilitação e saúde, no Centro de Reabilitação, que integra educação física, psicologia, ortopedia, fisioterapia, nutrição, cardiologia e medicina do esporte, entre outros.

Ele contou que voltou a treinar ainda enquanto estava internado. - Foto: arquivo pessoal

Com informações do Estadão - em 28 de agosto de 2023 - Por Renata Giraldi

Espalhe notícia boa!