Prova para os interessados nos cargos de direção das escolas municipais de Arcos

A prova será no dia 15 de outubro de 2023, mas nem nota máxima garante nomeação; veja o número de inscritos

Prova para os interessados nos cargos de direção das escolas municipais de Arcos
Foto: Assessoria de Comunicação - Prefeitura de Arcos

O Edital nº 001//2023, referente ao Processo de certificação dos critérios técnicos de mérito e desempenho para indicação de Diretor Escolar da Rede Municipal de Ensino, por meio da Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Arcos, foi publicado no dia 4 de julho de 2023.  

O período de inscrições para participação no Processo foi de 9 a 23 de agosto. A execução do processo será de responsabilidade técnica e operacional do IMAM Concursos. (Confira o edital em https://www.arcos.mg.gov.br/transparencia/publicacao/3655)


Data da prova e o comprovante de inscrição

Quarenta e cinco educadores fizeram a inscrição, segundo informou a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Arcos. O próximo passo é fazer a prova, que será no dia 15/10/2023, em local e horário que estarão definidos no Comprovante Definitivo de Inscrição. O comprovante estará disponível no site do IMAM Concursos Públicos (www.imamconcursos.org.br). Neste endereço eletrônico, o candidato poderá consultar e imprimir seu comprovante com as informações, a partir do dia 25/09/2023.

Conforme o edital, o candidato que não conseguir localizar o seu Comprovante Definitivo de Inscrição no site www.imamconcursos.org.br , deverá entrar em contato com o IMAM por telefone, até o dia 28/09/2023. O telefone do IMAM é (31) 3324-7076 e funciona das 13h às 17h, exceto aos sábados, domingos e feriados. Outra alternativa para contato é o e-mail concursos@imam.org.br


Acompanhamento

O Processo é acompanhado por uma Comissão criada por meio da Portaria 133, de 1º de agosto, assinada pelo prefeito Claudenir de Melo. São quatro membros, não remunerados para essa função: as professoras Arlete Jaqueline de Melo Barbone e Elisângela Duarte; a secretária escolar Neide Carvalho e a assessora jurídica Paulina Leão.  

A Certificação é pré-requisito para habilitação de candidatos ao processo de escolha de Diretor Escolar, que se dá por recrutamento amplo, de competência do prefeito, conforme critérios definidos pelo Decreto Municipal nº 6.344/2022 (confira o Decreto Municipal nº 6.344/2022, clicando em: https://www.arcos.mg.gov.br/transparencia/legislacao/12334).

Esse Processo de Certificação não é um Concurso Público e não assegura ao candidato direito à ocupação ou nomeação. Está sendo desenvolvido para credenciar, junto à SEMED/Arcos, profissionais certificados – nos termos do Edital – e formar banco de candidatos habilitados ao cargo de provimento em comissão de Diretor Escolar.

O credenciamento obtido terá validade de dois anos, prorrogável por igual período, a contar da data da publicação de listagem do Resultado Final no Diário Oficial do Município.


Critérios para participação no Processo de Certificação  

O candidato deverá atender às seguintes exigências: Qualificação profissional mínima de graduação na área de educação, em instituição de ensino devidamente reconhecida pelo Ministério da Educação; Comprovada experiência como professor da Educação Básica, gestor escolar (diretor/vice-diretor) ou supervisor escolar e estar em exercício na rede municipal de ensino de Arcos, Minas Gerais, no ano vigente da inscrição do Processo de Certificação; Disponibilidade para cumprimento de 40 (quarenta) horas semanais em regime de dedicação exclusiva no ato da nomeação.


Prova 

Será aplicada Prova Objetiva de Múltipla Escolha, de caráter eliminatório, constando de 30 questões. Será considerado aprovado no Processo de Certificação o candidato que obtiver o mínimo de 54 (cinquenta e quatro) pontos na Prova Objetiva de Múltipla Escolha, ou seja, 60%. A relação dos candidatos aprovados será publicada em ordem alfabética [ou seja, não será por ordem de pontuação]. Não haverá divulgação da relação de candidatos reprovados.

A certificação será concedida aos participantes que cumprirem todas as exigências do Edital e que obtiverem pontuação igual ou superior a 60% por cento na Prova Objetiva.

A certificação não assegurará ao candidato o direito à nomeação aos cargos de Diretor nas Escolas da Rede Municipal de Ensino de Arcos.

Esta matéria foi redigida com as informações do Edital. Os temas de estudo e demais detalhes estão no Edital, no site da AMM – Diário Municipal ou no site do IMAM Concursos Públicos (www.imamconcursos.org.br)


Prefeito fará as indicações

Conforme matéria sob o título “Avaliação para interessados aos cargos de diretor escolar na rede municipal em Arcos”, publicada no portal do Jornal CCO em 1º de março de 2023, o prefeito municipal de Arcos, Claudenir de Melo fará as indicações para nomeação e posse, dentre os aprovados na certificação, considerando que o “cargo é de livre nomeação do prefeito”, conforme prevê a legislação em vigor. O Decreto Municipal nº 6.344/2022 é que, segundo a Secretaria Municipal de Educação, define o poder discricionário de nomeação e exoneração ao prefeito municipal.

Confira a matéria do Jornal CCO sobre o assunto em: https://www.jornalcco.com.br/avaliacao-para-interessados-aos-cargos-de-diretor-escolar-na-rede-municipal-em-arcos