Caminhada da Cruz inicia, nesta madrugada às 3 horas, em frente ao Parque de Exposições de Arcos

A Caminhada da Cruz é organizada pelo Movimento dos Cursilhos de Arcos com apoio da paróquia Santa Rita e está em sua 9ª edição, reunindo de 5 a 7 mil caminhantes

Caminhada da Cruz inicia, nesta madrugada às 3 horas, em frente ao Parque de Exposições de Arcos
Fotos: Caminhada da Cruz

A Caminhada da Cruz é uma celebração lembrando da caminhada realizada por Jesus Cristo e seu sofrimento rumo ao Monte Gólgota ou ‘Calvário’, onde foi crucificado há mais de dois mil anos. Ela é organizada, anualmente, pelo Movimento dos Cursilhos de Cristandade de Arcos (MCC/Arcos), ou, simplesmente ‘Cursilho Arcos’, na Sexta-feira Santa, com apoio da Paróquia Santa Rita e tem reunido, segundo os organizadores, de 5 a 7 mil pessoas.

 
“No primeiro ano da ‘pandemia’ realizamos a Caminhada da Cruz de forma virtual, então ela não é contada. A primeira foi realizada em 2014” – disse Wallas Santos, um dos cursilhistas organizadores.

Esta 9ª edição da Caminhada iniciará logo mais, com a concentração dos caminhantes às 3 horas da madrugada no Parque de Exposições Plácido Ribeiro Vaz do Sindicato dos Produtores Rurais de Arcos. 

A estrutura conta com uma equipe de 17 pessoas  no planejamento, mais 75 integrantes do movimento, atuando como ‘leituristas’, na equipe de som, nos carros de apoio, no controle do trânsito, no serviço de água mineral e na confecção de cafezinho e chá.



Itinerário

O itinerário será o seguinte: saindo do portão principal do parque de exposições, avenida Marginal I, no sentido da avenida Magalhães Pinto, entrando a esquerda na rua Julião de Carvalho e seguindo até a avenida JK. Na sequência, segue à esquerda, na rua do Rosário até a avenida Governador Valadares, até a praça do ‘Vivi’, desce a rua Jarbas Ferreira Pires, passando pela praça da igreja matriz Nossa Senhora do Carmo, continuando pela avenida Dr. Olinto Fonseca. Em seu trecho final, a caminhada segue pela rua Professor Francisco Fernandes, sobe pela avenida Prefeito Zizo, virando à esquerda na rua dos Tupis e segue até a igreja de Santa Rita de Cássia.

Segundo Wallas, o objetivo da Caminhada da Cruz e reaproximar pessoas que estão afastadas da vida cristã, especialmente o público jovem que, especialmente no início foi prioritário para a proposta. Ele conta que não se trata somente de rezar. É rezar e refletir, inclusive tratando dos temas da Campanha da Fraternidade. “As pessoas vêm participar sem saber o que irá acontecer” – afirma Wallas, explicando que a intenção é gerar expectativa nos caminhantes.



Diego Pires integrante da equipe de mídia do Cursilho e atuante na pastoral de comunicação da ‘Santa Rita’ explica que durante o trajeto, há paradas que correspondem às 14 estações da Via Sacra de Jesus rumo ao Calvário. A cada parada é feita uma meditação a respeito da respectiva ‘estação’. No final, a 14ª estação da Via Sacra, será feita na chegada à igreja Santa Rita, onde os caminhantes serão recebidos pelo pároco da ‘Santa Rita’, Pe. Carlos César de Faria, que fará o encerramento.

Ele também destaca que a Caminhada da Cruz será realizada, mesmo que ocorram chuvas.


Para destacar, a 9ª edição da Caminhada da Cruz será realizada logo mais, na próxima madrugada, iniciando pela concentração dos fiéis caminhantes, às 3 horas, na frente do Parque de Exposições Plácido Ribeiro Vaz do Sindicato dos Produtores Rurais de Arcos, na avenida Marginal I e seguirá, em oração, até a igreja de Santa Rita de Cássia, no bairro Floresta.