Capela do Santíssimo Sacramento em Arcos é reformada

Capela do Santíssimo Sacramento em Arcos é reformada

A igreja católica e as demais – de denominação cristã – vivenciam mais uma fase de questionamentos sobre os ensinamentos deixados por Cristo. Há quem fale que a bíblia precisa ser “reescrita”. Mas a fé resiste, no dia a dia de quem acredita que o desejo de Deus é soberano diante dos desejos pessoais.

Em Arcos, as igrejas estão sempre lotadas, assim como as capelas dedicadas ao Santíssimo Sacramento. A capela da igreja Nossa Senhora do Carmo é ponto de parada frequente para muitos católicos da cidade. Recentemente, passou por reforma. 

Em entrevista ao CCO no dia 4 de julho, o pároco Ígor Valadão, responsável pela paróquia, informou que a reforma foi iniciada em junho: remodelação, troca de gesso [que estava com infiltrações], pintura e iluminação adequada. No dia de Nossa Senhora do Carmo, 16 de julho, estava pronta.  A obra foi custeada com doações de devotos. 

A capela tem capacidade para aproximadamente 30 pessoas. Toda quinta-feira (Quinta Eucarística), o Santíssimo fica exposto de 6 às 19 horas, para adoração. Às 19 horas acontece a Celebração da Palavra.

O pároco falou da importância de ser um ambiente adequado para oração. “Um ambiente de oração precisa ser mais acolhedor, calmo, que nos ajude a rezar, que nos leve realmente a contemplar a presença de Deus. O coração que chega ali atribulado precisa encontrar a beleza para acalmar”.


“Falar com Deus presente na Eucaristia” 

O motorista Ataíde Arantes, 60 anos, estava na capela hoje pela manhã (terça-feira, 9 de agosto). Ele disse que segue o exemplo dos pais e visita o local desde criança. É um ambiente muito tranquilo, na presença de Deus. Venho sempre agradecer e também pedir; falar com Jesus presente na Eucaristia”. Sobre a reforma: “Ficou maravilhosa. Já era linda e ficou mais linda ainda. Jesus merece”. Ele, que já viu outras reformas no local, ao longo de décadas, considera esta a mais bonita.   


“Reflexão profunda com Deus”

O empresário Júlio César Miranda, 59 anos, também visita a capela do Santíssimo Sacramento há aproximadamente 40 anos, umas cinco vezes por semana. “Venho encontrar uma paz interior e ter um momento de reflexão profunda com Deus”. Sobre a reforma, ele disse: “Realmente ficou bonito. O Santíssimo merece o melhor e também as pessoas que frequentam aqui. São várias pessoas que vêm ao local. Sempre que estou aqui encontro com as mesmas pessoas que frequentam há muitos anos também”. 

Júlio e toda a família são devotos do Santíssimo Sacramento e de Nossa Senhora do Carmo há gerações.


Por que fazer a adoração ao Santíssimo Sacramento? Leia em: https://formacao.cancaonova.com/igreja/catequese/por-que-preciso-fazer-adoracao-ao-santissimo-sacramento/