Centenas de arcoenses vão ao mar: Porto Seguro e Ubatuba são as praias preferidas

Porto Seguro e Ubatuba são os destinos turísticos preferidos dos arcoenses

Centenas de arcoenses vão ao mar: Porto Seguro e Ubatuba são as praias preferidas
Foto: (sites das prefeituras de Porto Seguro e Ubatuba)

Janeiro é o mês marcado pelas férias, especialmente por ser o período correspondente às férias escolares e apropriado para viagens com destino ao litoral.

Os arcoenses, como bons mineiros, aproveitam o período para ir ao encontro das delícias do litoral. Mas, para saber de fato quais são os destinos preferidos, o Jornal CCO buscou informações junto às agências de viagem de nossa cidade. Além das agências, o Jornal conversou com pessoas que retornaram há pouco de seu período de descanso.

Porto Seguro, o destino procurado nas agências

Conforme o site da Prefeitura de Porto Seguro, o município ultrapassa os 150 mil habitantes e encontra-se em um de seus melhores momentos no que se refere ao turismo nacional e internacional. Recentemente, conforme a prefeitura do município baiano, a empresa 123 Milhas publicou o resultado de uma pesquisa, informando que Porto Seguro é o 2º destino mais procurado no Brasil, perdendo apenas para a capital do Rio de Janeiro.

Arcos colabora com este movimento turístico baiano. Segundo informações das agências de nossa cidade, a presença de gira em torno de mais de uma centena de arcoenses por mês, disfrutando das atrações e da vida festiva de Porto Seguro.

Além das águas de Porto Seguro

É considerado o destino top, mas não é o único. Outras praias brasileiras são prestigiadas pelos arcoenses e, neste caso, as praias alagoanas, em especial Maceió, despontam, recebendo as famílias arcoenses em turismo. 

Além do continente, uma agência informou que quem viajou para mais longe foi à Austrália. 

Há quem prefira o mar. As agências informaram também sobre a compra de pacotes em cruzeiros marítimos que tem sido regular ao longo dos anos. Nesta modalidade, mais de 50 pessoas optaram por passar suas férias embarcados, navegando pelas costas brasileiras ou até indo um pouco mais longe.

Ubatuba: a preferência da maioria

Muitas pessoas de Arcos, não realiza suas viagens por agências. Vão em excursões ou até em veículo próprio. Vão para onde? A maioria vai pra Ubatuba, com 91 mil habitantes, é o município litorâneo de São Paulo que fica a 520 km de Arcos.

Entre o mar e a serra paulistana, Ubatuba parece ser a preferência dos turistas arcoenses no período das férias. No turismo para lá predominam as excursões e veículos particulares. Afinal, são só oito horas de viagem. 

Segundo Toninho Claret, ex-colunista do Jornal CCO e frequentador há oito anos e que acaba de retornar de Ubatuba, são muitas as razões para passar férias em Ubatuba. Uma das mais importantes para ele é a possibilidade de passar por Aparecida do Norte, assistir à missa, pagar promessa e seguir para um merecido veraneio, abençoado por Nossa Senhora Aparecida. Se não, na ida, no retorno, para pedir a proteção. “Foi a Mãe Aparecida que nos protegeu no acidente perto de Cambuquira, onde árvores caíram sobre um automóvel que vinha à nossa frente. Poderia ter sido muito grave, mas graças a Deus ninguém se feriu” – conta.

Toninho qualifica Ubatuba: “É uma praia boa, uma praia familiar. É uma praia com custo menor e de fácil locomoção”. Ele lembra de que muitas pessoas criticam: ‘Você vai encontrar com muita gente da cidade [Arcos]’. Toninho rebate a crítica: “Que bom. Eu gosto, as pessoas me procuram, fazem questão de conversar e de que eu as fotografe. É muito bom.”.

Outro motivo importante são as amizades. “A praia parece ser dividida entre paulistas e arcoenses. Você faz amizade com todos, além daqueles que já te acompanham na excursão” – afirma e continua: “Neste ano fui muito às pizzarias, todas muito boas e, nos finais de tarde, um sorvete sempre caia muito bem”. 

“Lá é um lugar muito seguro e este é outro atrativo, sem falar que Ubatuba é uma praia de custo menor do que em outros destinos turísticos” avalia e acrescenta: “Ubatuba tem boas igrejas e as missas são sempre bem frequentadas, sem falar do Mosteiro, um lugar maravilhoso”, referindo-se ao Mosteiro dos Arautos que é uma das grandes atrações da cidade. Para finalizar, Toninho conta que foram oito maravilhosos dias de sol e sugere que seja mudado o apelido de ‘Ubachuva’ para ‘Ubasol’.

Outra família que frequenta Ubatuba, no veraneio é da Carol, Carlinhos e os filhos Maria Rita e Pedro Augusto. Carol, confirmando a percepção de Toninho, diz: “Faz três anos que vamos a Ubatuba. É mais econômico, seguro, tranquilo e divertido”. Ela diz que estiveram lá, há pouco dias, e se hospedaram num flat muito bom. Ela conta que também vão muitos mineiros e paulistas. “No final da viagem a lista de contatos do Whats App chega a dobrar o número de pessoas” dia e define: “Ubatuba é uma cidade receptiva”.

Seja como for, o importante é aproveitar o período de lazer e diversão em boa companhia. 

Boas férias a todos!