Filho de operário e faxineira está na lista Forbes dos 90 jovens empreendedores do mundo

Filho de operário e faxineira está na lista Forbes dos 90 jovens empreendedores do mundo
Aos 28 anos, Anderson Caio Santos Silva está na lista Forbes - Foto: Denise Casatti

O filho de um operário e de uma faxineira, é destaque na lista Forbes Under 30 Brasil, como um dos jovens que revolucionam o mundo dos negócios. O nome desse brasileiro que enche a gente de orgulho é  Anderson Caio Santos Silva. Ele tem 28 anos.

Selecionado como um dos seis destaques da categoria Varejo & E-commerce, Anderson Silva está na lista que reconhece os 90 jovens mais brilhantes do mundo com até 30 anos em 15 ramos de atuação.

“A lista da Forbes é um reconhecimento de que valeu a pena todo o trabalho desses 12 anos”, ressaltou Anderson Silva, que concluiu o curso no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação, da Universidade de São Paulo (USP), campus de São Carlos, e fez estágios no exterior.

Aperfeiçoamento

O jovem que está na lista da Forbes começou uma carreira empreendedora na área de tecnologia, em que se tornou sócio de duas empresas e fundador da Iglu, startup com soluções para lojas que desejam integrar suas plataformas de comércio virtuais e físicas.

“Estou cumprindo meu propósito de vida, que é trazer uma referência para as pessoas que vêm de onde eu vim: se tem gente que conseguiu, vai lá que você consegue, é possível.”

Trajetória

Aos 14 anos, começou a trabalhar como menor aprendiz na Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) no período da manhã, era eletricista na empresa e, à tarde, frequentava o curso técnico nessa mesma área, no Serviço Nacional de Aprendizagem (SENAI).

À noite, ele cursava as disciplinas regulares do ensino médio, não tinha computador, nem falava inglês. Com os auxílios e bolsas que conseguiu, aos poucos, foi vencendo todos os percalços.

“Isso é bastante significativo para mim. Quando eu venço, não sou apenas eu que venço, vence minha família e todas as pessoas que vêm de onde eu vim”, disse.

Aperfeiçoamento

Assim ele fez dois intercâmbios: um para estudar na The University of Western Australia e outro para a McGill University, no Canadá.

Anderson Silva passou ainda por dois períodos de estágio no Google, um nos Estados Unidos e outro no Canadá, depois decidir empreender.

“Eu conquistei muitas coisas boas nesses 12 anos. É um salto muito grande se você comparar de onde eu saí, em 2011, para onde estou hoje”, afirmou o jovem empresário.

Elogios

A professora Solange Rezende acompanhou Anderson Silva desde os primeiros semestres da graduação e não poupa elogios.

“Ele sempre teve muita clareza sobre o que queria. Isso ajudou muito nesse processo de conseguir as coisas. Porque quando a oportunidade aparecia, ele tinha clareza de que a queria”, disse.

Emocionado, Anderson Silva contou como foi a reação dos pais ao conhecerem o local onde o filho passou a maior parte da vida estudando.

“Foi muito marcante quando meu pai e minha mãe chegaram aqui no Instituto: caramba, esse lugar existe mesmo, é gratuito! Olha esse prédio… Porque parece que é tudo pago. Isso aconteceu com os meus pais, mas também depois, quando eu trouxe um sócio do Rio de Janeiro”, disse o jovem.

O brasileiro que está na lista da Forbes fez estágios no exterior - Foto: arquivo pessoal

Anderson visitou ICMC este mês para contar a novidade à professora que o acompanha desde os passos iniciais dessa maratona: Solange Rezende - Foto Denise Casatti

Com informações da USP São Carlos em 12 de janeiro de 2023 - Por Renata Giraldi, no site Só Notícia Boa

Espalhe notícia boa!