Central Lapidar recebe visita técnica de equipe do STF


A secretária de Tecnologia de Informação do Supremo Tribunal Federal (STF), Natacha Moraes de Oliveira, e a assessora-chefe de apoio à jurisdição do STF, Pâmella Edokawa, estiveram na Central Lapidar de Monitoramento Integrado, Inteligência e Inovação do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), nesta terça-feira (5/12), para conhecer os projetos e atividades desenvolvidas pelo setor. Elas também se reuniram com o presidente do TJMG, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho; com o superintendente de Informática, desembargador André Leite Praça e com o juiz auxiliar da Presidência Rodrigo Martins Faria.
O desembargador José Arthur Filho ressaltou que a visita do presidente da Suprema Corte e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Luís Roberto Barroso, à Central Lapidar, em 27/11, foi uma oportunidade para mostrar que a ferramenta tem grande potencial para aprimorar a administração e a otimização do Poder Judiciário.
"Sabemos que o ministro Barroso está empenhado em fomentar a evolução das cortes de Justiça, do STF e do CNJ. Ficamos honrados com o interesse dele pela Central Lapidar e nos sentimos gratificados com a perspectiva de contribuir com outras instituições por meio do compartilhamento do conhecimento e das boas práticas", afirmou.
Natacha Moraes de Oliveira e Pâmella Edokawa foram apresentadas à Central lapidar pelo gerente do Centro de Informações para Gestão Institucional (Ceinfo) do TJMG, Luís Cláudio de Souza Alberto.

"Elas se interessaram pela composição e perfil da equipe do Lapidar, sobre as ferramentas e formas de publicação de painéis, sobre a Governança da Informação e desenvolvimento dos painéis", disse o gerente do Ceinfo.
De acordo com Natacha Oliveira, a indicação da visita partiu do próprio presidente da Suprema Corte e do CNJ, ministro Luís Roberto Barroso. O objetivo foi conhecer in loco a experiência do TJMG na utilização de tecnologia para visualização dinâmica de dados e indicadores.
"A visita a Minas Gerais teve a finalidade de verificar a possibilidade de adoção de painéis inteligentes para apoiar a gestão. O ministro Luís Roberto Barroso voltou bastante impressionado com a organização da informação e com a rotina da unidade, que atua para desenvolver e dar sustentação nessas soluções", disse a secretária de Tecnologia de Informação do STF.
Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br/
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
Fonte: Tribunal de Justiça de MG