Clubes decidem suspender o Campeonato Municipal de Arcos

A decisão foi tomada pelos dirigentes dos clubes de futebol de Arcos em reunião realizada na sede da LIADE, na noite de ontem (04)

Clubes decidem suspender o Campeonato Municipal de Arcos

Em reunião extraordinária convocada pela LIADE, na noite de ontem, 04 de maio, os presidentes dos clubes participantes do Campeonato Municipal de 2023 votaram pela suspensão do certame.

O impasse aconteceu porque o convênio a ser assinado com a Prefeitura Municipal de Arcos determina que, a partir de sua assinatura, os clubes que colocam os estádios à disposição para os jogos não poderiam mais cobrar ingressos, devendo tornar o acesso gratuito ao público.

Diante dessa imposição e como a cobrança está prevista pelo Regulamento do Campeonato Municipal, o presidente da LIADE convocou os presidentes das agremiações para levar-lhes ao conhecimento a situação imposta pelo convênio com a prefeitura, que patrocina a competição. “O Campeonato Municipal é realizado e organizado pela Liga, numa parceria com os clubes. Além do que, os estádios que recebem as partidas são propriedade privada de cada agremiação. A LIADE não pode assinar convênio impondo obrigações aos clubes”. 

Ele acrescentou que a cobrança do ingresso é que vem garantindo a manutenção do patrimônio e permitindo a realização das partidas. Diante desse quadro, convoquei reunião urgente e extraordinária, com os dirigentes dos clubes para expor o assunto.

Marco frisou ainda que, apresentou a situação e colocou em votação para que os clubes decidissem, uma vez que o impasse atinge diretamente aos clubes.

O presidente da Liga esteve na redação do Jornal CCO para relatar sobre o problema, apresentar documentos e destacar que, diante do impasse, o Campeonato Municipal 2023 de Arcos está suspenso, não havendo possibilidade de realizar a partida prevista para amanhã, 06, no estádio da Associação Atlética Arcoense (A.A.A.), 

A reunião

No início da reunião dos dirigentes foi entregue um documento apresentado pelo presidente da LIAD que foi recebido, ontem (04/05/2023) pelo Setor de Convênios da Prefeitura Municipal de Arcos. No documento intitulado ‘Justificativa’, o presidente da Liga apresenta: os benefícios gerados pelo certame à população e ao município; esclarece o papel dos nove clubes participantes; o público esperado para a competição (em torno de 15 mil espectadores) e, sobre tudo argumenta sobre a necessidade da cobrança de ingresso nas partidas, especialmente porque os clubes, organizações privadas colocam seus estádios à disposição das competições realizadas em Arcos.

Na sequência, o presidente esclareceu os presidentes sobre a impossibilidade de cobrança, diante da cláusula imposta pelo convênio entre a Liga e a Prefeitura, através da SEMCELT.

Marco esclareceu aos presentes à reunião ainda que, por decisão da Diretoria da LIADE 2022/2025, caso os clubes  proprietários dos estádios Juca Pequeno, Joaquim Caetano Sobrinho e João Vaz Sobrinho decidissem acatar a determinação constante do convênio e tornar a entrada franca para os jogos, a Liga Arcoense de Desportes (LIADE) deixaria de organizar e realizar os Campeonatos Municipal, Campeonato de Base Sub-20/17, Campeonato de Base Sub-07, 09, 11, 13 e 15 e o Master 2023. Com isso, toda a responsabilidade pelos referidos eventos desportivos seria entregue à secretaria municipal que trata do Esporte em Arcos (SEMCELT).

Decisão dos presidentes

Conforme diz a ata, os presidentes decidiram por maioria que a entrada será cobrada, conforme decisão já tomada no Conselho Arbitral realizados em novembro de 2022 e em fevereiro de 2023.

Ficou decidido e confirmado pelos presidentes dos clubes que a LIADE tem poder para organizar e executar as competições programadas para o ano de 2023.

Decidiram ainda que os clubes não irão disputar o Campeonato Municipal 2023, sem cobrança de ingresso e que a competição está suspensa até a decisão da área jurídica do Executivo Municipal de Arcos, onde, segundo Marco, o assunto está em análise.

A ata ainda menciona que as equipes de arbitragem e mesárias foram igualmente informadas das decisões.

Dos nove clubes estiveram presentes à reunião os dirigentes de cinco agremiações: Ypiranga, Associação, Vila, Sociedade e Calcita, destacando-se que as entidades proprietárias dos três estádios usados para o Campeonato estavam no encontro.