Com ‘Passos Firmes’ Arcos conquistou a ‘prata’ em Nova Serrana

Representando Arcos, a equipe de basquete feminino módulo I do Instituto Educacional Maria Aparecida Ribeiro (IEMAR) ou Instituto Educacional Passos Firmes, conquistou a medalha de prata na fase regional dos JEMG 2023. O Jornal CCO relembra os passos desta história

Com ‘Passos Firmes’ Arcos conquistou a ‘prata’ em Nova Serrana
A esquerda pra direita, de pé: Isadora, Isabella, Yasmin Oliveira, Yasmin Nardy, treinadora Wainny. Agachadas: Emanuelly, Ester, Laura, Maria Clara, Ana Clara

A trajetória

A equipe do IEMAR, começou sua caminhada nos JEMG ao vencer os Jogos Estudantis Arcoenses (fase municipal dos JEMG), classificando-se para a fase microrregional. Em Oliveira, na ‘microrregional’, superaram outras equipes mais experientes e habilitaram-se à etapa regional, em Nova Serrana. O Jornal CCO acompanhou esta trajetória.


JEA

Ao final dos Jogos Estudantis Arcoenses (JEA), onze equipes se classificaram para seguir em frente nos Jogos Estudantis de Minas Gerais, que foram realizados em Oliveira. 


JEMG microrregional

Na fase microrregional, Arcos conquistou o 1º Lugar somente em Basquete Feminino Módulo I, com a equipe do Instituto Educacional Maria Aparecida (IEMAR). 

O time de Basquetebol Masculino do Módulo II da Escola Estadual Yolanda Jovino Vaz e pelos jogadores de Futsal Masculino II da E.E. da Vila Boa Vista, conquistaram os segundos lugares nessas modalidades.

Ainda na fase microrregional, as classificações de terceiro lugar, vieram com: o Futsal Feminino Módulo I, da E.E. Dona Maricota Pinto; o Instituto Federal de Minas Gerais – Campus Arcos (IFMG/Arcos), no Basquete Masculino II; e, no Handebol Masculino II, a E.E. da Vila Boa Vista.

Assim, das seis medalhas conquistadas, somente uma foi de ouro. Só uma equipe levaria o nome de Arcos para a fase regional que seria disputada em Nova Serrana.


JEMG Regional

Na semana que passou, a equipe de Arcos venceu as duas primeiras partidas, contra as representantes de Santa Luzia e Pitangui. Na terceira partida, contra a experiente equipe de Nova Lima, sofreram sua primeira derrota. Mas, por já estarem classificadas, foram à semifinal. Na semifinal, saíram vitoriosas superando o time de Betim, qualificando-se, então para a grande final, quando voltariam a confrontar a representante de Nova Lima que superou a equipe de Congonhas na outra semifinal.

Emoção na entrega das medalhas

Antes da final, as jogadoras Yasmin Nardy e Isabella, gravaram áudios para o Jornal CCO. Yasmin, ‘cestinha’ do time falou das altas expectativas para a partida final, especialmente por ser o primeiro ano e sobre enfrentar adversárias mais velhas. “Jogando o nosso máximo fomos à final. O que vence é o esforço.” Isabella a segunda em pontos na equipe disse: “O nervosismo está presente, mas, o esforço e a dedicação são muito maiores”. 

Yasmin Nardy e Isabella, maiores pontuadoras da equipe

A treinadora Wainny Pereira também disse ao CCO que está muito feliz e orgulhosa do desempenho das meninas, especialmente por serem muito novas e no primeiro ano de JEMG. “Quero agradecer à Karine pelo apoio, ao prefeito Baiano e ao secretário Paulinho do esporte, que nos apoiaram, e às mães que estão nos acompanhando. Foi sensacional!”

Técnica Wainny Pereira

Delegação com mães e pais que acompanharam as atletas

Na final, a equipe arcoense voltou a enfrentar a experiente equipe de Nova Lima, com atletas no limite de idade do módulo I, conforme conta Luciana dos Santos (participante da delegação) que vem transmitindo informações atualizadas sobre o certame ao Jornal CCO. Após a partida vencida pelo time nova-limense por 52 a 20, comenta: “As meninas disputaram com uma equipe veterana em jogos, com base e estrutura. Mas, é uma ‘prata’, com gostinho de ‘ouro’. As meninas jogaram com amor pelo esporte”.

Sem grandes pretensões …

Karine Teixeira, diretora do IEMAR conta que tudo começou quando algumas alunas pediram para inscrever a escola para disputar o JEA, sem grande pretensão ao título, o objetivo era diversão. Superando desafios, a escola, se inscreveu e venceu os jogos em Arcos. Ela diz que logo após a vitória no JEA, a escola proporcionou incentivo através de bolsa-atleta para reforçar o time.

Karine comemora: “As meninas foram guerreiras ao jogarem [...] uma final contra uma equipe de estrutura invejável, com jogadoras experientes no JEMG, enquanto as nossas disputaram pela primeira vez e chegaram à final[...]. Vamos continuar incentivando e investindo em nossos alunos e disputando” – afirmou a diretora.

Equipe medalha de prata, na chegada à escola

Na chegada, após a conquista da ‘prata’ a equipe foi recepcionada por todas as famílias que participavam da festa junina da escola, com entrada ao som do Tema da Vitória (composta para Ayrton Senna) e falaram sobre suas experiências e as expectativas para o próximo ano. 

O Jornal CCO cumprimenta equipe de basquete de Arcos e agradece à Sra. Luciana dos Santos pela colaboração graciosamente oferecida e que possibilitou a cobertura dada à equipe.