Conselheiros tutelares foram eleitos por 1.211 eleitores de Arcos
A votação foi realizada ontem (1º/10) na Escola Estadual Dona Berenice de Magalhães Pinto, no Centro
Foram quase 3,75% dos eleitores de Arcos que, espeontaneamente, se dirigiram à Escola Estadual Dona Berenice de Magalhães Pinto para eleger os conselheiros tutelares, das 8 às 17 horas, utilizando, pela primeira vez, a urna eletrônica.
A pedagoga Cláudia Millene Campos de Faria, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), responsável para realização do pleito, avaliou: "O processo foi muito ágil e rápido para apurar os votos e, antes das 19 horas, já tínhamos o resultado".
Arte: Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA)
Dos 12 candidatos aprovados para concorrer, foram eleitos cinco conselheiros titulares e cinco suplentes. "Os eleitos tomam posse, mas todos os aprovados permanecem da lista para serem chamados, caso sejam necessários"
Prazo para recurso
Conforme a presidente, há um prazo de até três dias ingresso de recurso contra o resultado apurado ontem. Havendo recursos, a Comissão Eleitoral terá dois dias para apreciar e julgar o recurso."Não havendo recurso, já na próxima segunda-feira (09/10), será publicada a resolução com o resultado final".
Posse
A posse dos conselheiros eleitos será realizada no dia 10 de janeiro de 2024.
Carga horária e remuneração
Conforme matéria já publicada pelo Jornal CCO, os conselheiros tutelares trabalharão oito horas diárias (40 horas por semana), além de plantões. As normas também prevêm que o cargo de conselheiro é de dedicação exclusiva e incompatível com o exercício de qualquer outro, seja público ou privado. (Confira a matéria em: https://www.jornalcco.com.br/doze-candidatos-em-campanha-para-cinco-vagas-no-conselho-tutelar-de-arcos
A remuneração mensal do conselheiro titular será correspondente a um e meio salário mínimo, além dos direitos sociais previstos na legislação.