Copasa reconhece problemas na água

A Companhia disse estar ciente, esclareceu a situação e informou sobre as providências, orientando os consumidores.

Copasa reconhece problemas na água
Foto: arquivo pessoal

Periodicamente, constatamos, por manifestações nas redes sociais, reclamações quanto à coloração da água fornecida pela Copasa. Recentemente, de pessoa que pede para não se identificar, recebemos a seguinte reclamação: “Eu moro há pouco tempo na cidade. Não sou de reclamar e muito menos ficar cobrando. Mas, entendo que a COPASA é uma empresa privada, que trabalha e recebe para oferecer serviço de qualidade e cobra caro para prestar serviços ao município e à população. Mas, observem a cor da água que a COPASA tem enviado à população. Isso não é serviço de qualidade oferecido a quem paga caro. A água que estão enviando, que a COPASA está enviando, não parece receber tratamento que a empresa deveria dar. Acredito que a população mereça respeito, água melhor tratada e com qualidade”.

O Jornal CCO entrou em contato com a Companhia e solicitou esclarecimentos e, como retorno, obtivemos a seguinte resposta oferecida pela Assessoria de Imprensa da Copasa, que segue na íntegra: 

“A Copasa informa que já está ciente da situação nos bairros Centro, Oliveiras, Macedos e São Vicente e realizando descargas na rede para resolver o problema. A Copasa esclarece que a expressão “descargas na rede” quer dizer que foi feita a liberação e o descarte de grande quantidade de água em uma tubulação para desocupar a rede ou limpá-la de eventuais resíduos que tenham ficado alojados ali, em decorrência da elevação da turbidez provocada pelo excesso de chuvas. Após o procedimento de descarga nas redes, a Copasa retoma o abastecimento de água aos imóveis. 

A companhia informa que ocorreu uma manutenção emergencial na rede da cidade no domingo (29/01) e foi necessário interromper momentaneamente o abastecimento. Com a retomada do serviço, mesmo realizando procedimentos para evitar, pode ter ocorrido o arraste de sedimentos presentes na tubulação chegando a atingir alguns imóveis causando mudança na turbidez da água.  

A empresa reforça que realiza análises antes, durante e depois do processo de tratamento, dentro dos padrões legais, respeitando as determinações do Ministério da Saúde

A companhia orienta aos clientes que, se ainda notarem alguma alteração na cor da água, registrem a ocorrência nos canais de relacionamento da empresa, informando o endereço completo, para que os casos possam ser avaliados pontualmente e tomadas as medidas necessárias. Os clientes podem falar com a Copasa pelos 115 ou 0800 300 115; pelo aplicativo Copasa Digital; pelo site www.copasa.com.br, com funcionamento 24 horas por dia. Ou então pelo WhatsApp da Copasa, (31) 9 9770-7000, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h".