Tenente Arantes assume o comando da 241ª Cia PM em Arcos
Novo comandante comenta sobre as excelentes condições de segurança vividas pelos cidadãos em Arcos e diz que vai manter e melhorar ainda mais.
Com a designação do Cap PM César Henrique Bitencourt para a função de Subcomandante do 63º Batalhão de Polícia Militar, em Formiga, o Tenente PM Ruan Arantes da Cunha assume o Comando da 241ª Cia PM.
Ruan Arantes da Cunha (31 anos) é formiguense, filho de Olemar da Cunha Ferreira e Alaíde Arantes da Cunha. Ele estudou na Escola Estadual Joaquim Rodarte de Formiga (Fundamental e Médio) e graduou-se em Direito pela UNIFOR em 2013.
Formado em Direito, em 2015, o Ten Arantes iniciou o Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar de Minas Gerais, em Belo Horizonte, e concluiu em 2016, no posto de Aspirante a Oficial PM. “Aspirante a Oficial, me apresentei ao Comando da 7ª Região em Divinópolis e fui designado para o 63º BPM, em Formiga, onde permaneci até 2017. Em novembro de 2017 fui designado para comandar o 1º e 2º Pelotões da Companhia sob o comando do Cap Bitencourt que, à época ainda ocupava o posto de tenente”.
Além do curso de Direito e de Formação de Oficiais, Arantes já realizou o Curso de Combate de Alta Intensidade - pela Storm Combat Academy (África do Sul), Curso de Prevenção ao Feminicídio e a Violência Doméstica (PMMG) e Curso de Capacitação para Lavratura de TCO’s (PMMG), Ele explicou que TCO’s significa: Termo Circunstanciado de Ocorrências, Boletins de ocorrência com crime com a pena máxima até dois anos. “A PM pode fazer esse BO sem encaminhar pra Polícia Civil” – informou.
Ten Arantes fez um comparativo entre a situação atual e a situação em novembro de 2017: “Sem dúvida é uma crescente. A PM de Arcos está sempre evoluindo e é uma peculiaridade da Polícia Militar, que precisa estar acompanhando sempre, se amoldando e prevenindo a evolução da criminalidade, para oferecer condições de segurança à população”. Ele afirma: “Quando cheguei aqui, a Polícia Militar já estava em um nível elevado de excelência. Os números e indicadores de Arcos já eram ótimos e vêm melhorando, se comparados com outras cidades de população semelhante e proporcionalmente a outros municípios. Há indicadores que estão em nível tão baixo que não há como melhorar e, daí, nosso objetivo passa a ser manter os índices baixos”.
Segundo ele, além dessa situação favorável, as questões logísticas evoluíram muito, desde sua chegada, em 2017. “Tivemos a implantação e ampliação do sistema ‘Olho Vivo’, melhorias nos equipamentos, armamentos, viaturas, armas de pulso elétrico (‘taser’), etilômetros (bafômetros). Enfim, o aporte logístico melhorou muito e oferece mais segurança e tranquilidade no serviço” – avaliou.
Como ações de seu Comando, ele diz que terá foco em manter a crescente de ações e resultados e acompanhar para poder melhorar mais ainda nas questões logísticas, realizar mais operações e estreitar os laços de colaboração entre os órgãos envolvidos com a segurança pública (Polícia Civil, Ministério Público e Judiciário), para que seja possível acompanhar especialmente aqueles autores que são contumazes na prática criminosa.
“A postura da PM é voltada para o atendimento ao público, inclusive porque a Polícia Militar aqui em Arcos é muito bem vista e a sensação de segurança do público arcoense é muito boa. Segundo ele, Arcos foi considerada uma das cidades mais seguras de Minas Gerais”.
Encerrando, o novo Comandante da 241ª Cia PM de Arcos, Ten Arantes, deixa uma mensagem à população: “Nosso objetivo é que o cidadão arcoense esteja seguro e amparado pela PM, buscaremos sempre melhorar nosso serviço a população e que a população ordeira se sinta segura em sua casa e em seu trabalho que as famílias tenham a confiança que é seguro seu filho ou filha transitar pela cidade! Que a população confie em sua Polícia Militar!”.