DENGUE: prefeito decreta situação de emergência

DENGUE: prefeito decreta situação de emergência
O Decreto resultou, em parte, devido aos números do último LIRAa, que apontou alto risco de transmissão da doença em Arcos, de acordo com a Vigilância Epidemiológica

O prefeito Roberto Alves da Silva assinou no último dia 24 um Decreto de Situação de Emergência em Arcos, em relação à dengue. 

De acordo com o documento, a decisão foi tomada levando em consideração o excesso de notificações de pessoas contaminadas pelo mosquito Aedes aegypti nos últimos anos no Município de Arcos, provocando com isso um surto epidêmico da dengue; as vítimas fatais que o município já teve em virtude da doença; os dados do LIRAa (Levantamento Rápido de Infestação do Aedes aegypti), que apontam para o índice geral de infestação vetorial de 5,4% no Município, o que caracteriza situação de risco, dentre outros pontos. 

Ainda segundo o documento, a situação está anormal. “Fica declarada a existência de situação anormal de perigo iminente e caracterizada como Situação de Emergência no Município de Arcos”. 

Foi informado que a situação de anormalidade refere-se a todas as áreas do Município, inclusive rural, que está comprovadamente afetada pela situação de perigo, conforme laudos da Vigilância Epidemiológica.


Matéria publicada no jornal CCO, edição de 31 de janeiro de 2013