Rede municipal de ensino se prepara para participar da 10ª Olimpíada Brasileira de Matemática

A OBMEP é uma iniciativa do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e tem como objetivo estimular o estudo da matemática e revelar talentos

Rede municipal de ensino se prepara para participar da 10ª Olimpíada  Brasileira de Matemática
Carlos Eduardo Duarte dos Santos (escola municipal Dorvina Teixeira Arantes); Alexia Iris de Almeida (escola municipal Dorvina Teixeira Arantes); Vinícius de Sousa Fernandes (escola municipal Julieta Ribeiro da Fonseca); e Breno Augusto Ferreira Couto (escola municipal Santo Antônio) foram os alunos arcoenses premiados na última edição da OBMEP

A Prefeitura de Arcos, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação e em parceria com as escolas municipais, está preparando os alunos para participarem da 10ª Olimpíada Brasileira de Matemática (OBMEP).

As escolas já foram devidamente inscritas na disputa e concorrerão com os alunos que obtiveram melhores classificações em busca de medalhas e menções honrosas. O objetivo da ação é incentivar o ensino da matemática e descobrir talentos entre estudantes da rede pública que estão nos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano) e em todo o ensino médio.

A OBMEP é uma iniciativa do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada – IMPA. Neste ano, os alunos já começaram a se preparar para as disputas e a expectativa já começa a despertar o entusiasmo entre eles.

Segundo o prefeito Roberto Alves, a olimpíada significa um importante incentivo ao conhecimento, à busca por desafios e novos horizontes. “Todos devem ter dentro de si a vontade de se sobressair, superar obstáculos e vencer. Todavia, competir é muito mais importante do que tudo isso; é salutar, e é justamente tal fato que faz com que cresçamos interiormente e despertemos o senso de coletividade e solidariedade”. 

A olimpíada consiste em duas fases; na primeira participam todos os alunos inscritos, e na segunda, 5% dos alunos de cada escola que tiveram o melhor desempenho na primeira fase, conforme o regulamento disponível no endereço www.obmep.org. br. As inscrições foram encerradas no mês de março. Nas provas da primeira fase constarão questões de múltipla escolha, aplicadas e corrigidas pelos professores.


Premiação

No início deste ano, inúmeros alunos receberam prêmios referentes às Olimpíadas de 2011 e 2012, onde se destacaram em seu desempenho, atingindo excelentes notas. Os alunos Alexia Íris de Almeida e Carlos Eduardo Duarte dos Santos, da escola Dorvina Teixeira Arantes; Breno Augusto Ferreira Couto, da escola Santo Antônio; e Vinícius de Sousa Fernandes, da escola Julieta Ribeiro da Fonseca, receberam seus certificados, além de um notebook como premiação.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Governo Municipal.

Matéria publicada no jornal CCO, edição de 10  de abril de 2014