Desembargador federal toma posse como membro substituto da Corte Eleitoral

Desembargador federal toma posse como membro substituto da Corte Eleitoral

O Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) realizou, nesta segunda-feira (6), cerimônia de posse do desembargador federal Lincoln Rodrigues de Faria, que passa a integrar a Corte Eleitoral, como membro substituto, na vaga destinada aos juízes federais. O empossado sucede o desembargador federal André Prado de Vasconcelos, cujo biênio se encerrou em 5 de outubro.

Felicitando o empossado, o desembargador Ramom Tácio de Oliveira, vice-presidente e corregedor, no exercício da Presidência do TRE, destacou que o desembargador Lincoln, mineiro de Uberlândia, possui um vasto currículo, o qual dá a dimensão do trabalho já realizado e que, sem dúvida, irá agregar muito ao Tribunal Eleitoral. "Sorte é o resultado da profundidade do trabalho. Temos a sorte de receber Vossa Excelência aqui nesta Corte", disse.  

Des. Lincoln Rodrigues de Faria , Des. Ramom e Des. Mônica - meio

A presidente do Tribunal Regional Federal da 6ª Região, desembargadora Mônica Sifuentes, ao saudar o colega, falou do seu júbilo em vê-lo assumir o cargo de substituto neste Tribunal Eleitoral. Ressaltou que ambos têm trajetórias similares. Ao agradecer a receptividade do TRE, destacou que o trabalho do desembargador federal Lincoln vem acrescentar uma nova visão, com sua compreensão do todo tão complexo que é a sociedade. Ao final, afirmou: "Tenho a certeza de que os desembargadores federais contribuirão para o engrandecimento do TRE mineiro". 

Em seu pronunciamento, o empossado agradeceu a gentil acolhida que recebeu desta Casa desde o primeiro momento. Expressou a sua satisfação e honra em integrar a Corte da democracia em Minas Gerais. "Esta corte é conhecida pela qualidade dos votos que profere", ressaltou.

 Des. Lincoln Rodrigues de Faria e corte eleitoral

Além da desembargadora Mônica Sifuentes, estiveram presentes os membros da Corte Eleitoral: a juíza decana, Patrícia Henriques Ribeiro, o juiz Cássio Azevedo Fontenelle, a juíza Flávia Birchal de Moura, o desembargador Miguel Ângelo, o desembargador substituto Carlos Henrique Perpétuo Braga, o juiz substituto Antônio Leite de Pádua e o juiz substituto Marcos Lourenço Capanema de Almeida. Participaram ainda da cerimônia: o desembargador Joemilson Donizetti Lopes, diretor- executivo da Escola Judiciária Eleitoral, a juíza auxiliar da Presidência, Roberta Rocha Fonseca, o juiz auxiliar da Vice-Presidência e Corregedoria, Marcelo da Cruz Trigueiro e a diretora-geral, Cassiana Lopes Viana.

Perfil

Natural de Uberlândia, Lincoln Rodrigues de Faria é graduado em Direito pela Universidade Federal de Uberlândia (1987). Foi promotor de justiça em Minas Gerais de 1989 a 1992, tendo exercido a função em Monte Alegre de Minas, Patrocínio e Uberlândia.  Foi procurador da República de 1992 a 1993. Professor efetivo da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Uberlândia, desde 1992. Ingressou na magistratura federal em 1993, tendo sido promovido a desembargador federal do TRF da 6ª Região, em setembro de 2022.

Composição

A Corte do Tribunal Regional Eleitoral é composta por sete membros titulares, sendo dois desembargadores e dois juízes de direito, originários do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, um desembargador oriundo do Tribunal Regional Federal da 6ª Região e dois juristas, indicados pela OAB e nomeados pelo Presidente da República. Cada membro titular possui um substituto da mesma classe. Os integrantes atuam por dois anos, podendo ser reconduzidos por mais um biênio.

Siga-nos no X (antigo Twitter) e no Instagram.

Curta nossa página no Facebook.

Fonte: TRE - MG