Desfile da Fanfarra abre a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência em Arcos

Com a participação de sua fanfarra, a APAE abre oficialmente as comemorações da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, na tarde desta segunda-feira, 21

Desfile da Fanfarra abre a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência em Arcos
Foto: Jornal CCO

A Fanfarra Maria do Carmo Calácio da Associação dos Pais de Amigos dos Excepcionais (APAE) iniciou seu tradicional desfile pelo Centro da cidade, às 16 horas desta segunda-feira, 21. O evento foi a abertura oficial da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla.

Antes de iniciar seu itinerário, todos os integrantes da fanfarra, formada por usuários e colaboradores da instituição, coordenados pelo seu regente Vanderlei Brito, foram presenteados com o “Cordão de Girassóis”. A diretora da APAE Arcos, Marlene Costa, fez a entrega dos cordões e disse aos integrantes que o acessório será usado em todas as atividades oficiais da entidade.

Também tradicional foi o trajeto do desfile. Sempre acompanhados pela Polícia Militar, o cortejo desceu pela rua Jarbas Ferreira Pires, desde a praça do Vivi, até a FUMUSA, retornando pela rua Getúlio Vargas, até chegar novamente à praça do Vivi, fazendo uma breve parada em frente à Prefeitura de Arcos, onde foi saudada pelo prefeito Claudenir de Melo (Baiano).

Homenagem à Dona Carminha

Encerrando o desfile, por volta das 17h30, junto à rótula das avenidas Governador Valadares e Almansor de Souza Rabelo a fanfarra fez sua também tradicional saudação à Maria do Carmo Calácio (Dona Carminha), mesmo sem a presença da homenageada. Segundo o regente Vanderlei, ela foi grande colaboradora e incentivadora da APAE/Arcos e, por isso, a fanfarra leva seu nome e é necessária a homenagem.

No final do percurso, a diretora Marlene, que também participou tocando surdo na fanfarra, emocionada disse: “Foi ótimo. Foi muita emoção ver os ‘meninos’ uniformizados, todos com o ‘Cordão de Girassóis’, participando e levando para a população o que realmente é a APAE”. Ela ainda falou que a expectativa para os demais dias semana é grande, pois haverá atividades especiais e os usuários estão ansiosos.

A Semana

A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla é comemorada anualmente de 21 a 28/8 e foi instituída pela Lei nº 13.585/2.017.

As atividades desta semana especial visam ao desenvolvimento de conteúdos para conscientizar a sociedade sobre as necessidades específicas de organização social e de políticas públicas que busquem promover a inclusão social desse segmento populacional e para combater o preconceito e a discriminação.

Fita de Girassóis

Recentemente, a Lei 14.624/23 foi sancionada, prevendo o uso da fita com desenhos de girassóis como símbolo nacional de identificação das pessoas com deficiências ocultas, tal como ocorre com os usuários da APAE. Esta fita tem sido chamada de “Cordão de Girassóis” ou “Fita de Girassol”. 

Conforme matéria produzida pelo Jornal CCO, há um mês, o Cordão de Girassóis é uma faixa estreita, semelhante às fitas ou cordões usados em crachás, com desenhos de girassóis. O cordão foi criado em 2016 por funcionários do aeroporto Gatwick, em Londres (Inglaterra). O acessório passou a ser utilizado para identificar e poder oferecer melhor atendimento às pessoas com deficiências não aparentes, de acordo com o blog Genial Care. 

Confira a matéria sobre o cordão de girassóis em: https://www.jornalcco.com.br/fita-identificara-pessoas-com-deficiencia-oculta

A diretora da entidade, Marlene Costa, informou que a APAE realizará atividades diferenciadas durante a semana alusiva às pessoas com deficiência intelectual e múltipla.

Amanhã, terça-feira, 22, será realizado o Dia da Beleza. Com a ajuda de voluntários. Para as meninas será feito penteado, maquiagem e unhas. Para os meninos, o corte de cabelo. “Na APAE mesmo, vamos montar uma boate para eles se divertirem, após estarem todos ‘bem arrumados’” – afirma Marlene.

Na quarta-feira, 23, após o almoço, a diretora informa que os usuários irão para a Praça Floriano Peixoto, onde farão uma Roda de Capoeira e lancharão na praça. Refeição oferecida por apoiador da entidade.

Na quinta-feira, 24, será o dia da Gincana com os usuários, com atividades e brincadeiras diversas, na sede da APAE, seguida de um lanche também fornecido gratuitamente.