Dia Mundial de Combate à Tuberculose tem ação efetiva da Secretaria de Saúde

Dia Mundial de Combate à Tuberculose tem ação efetiva da Secretaria de Saúde
Ilustração: Assessoria de Comunicação - Prefeitura de Arcos

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Arcos realiza, de 20 a 24 de março, a intensificação da busca ativa de casos de tuberculose no município, um trabalho de toda equipe da Atenção Primária à Saúde (APS). A campanha faz parte das ações referentes ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose, que acontece em 24 de março.

O objetivo da iniciativa é prevenir e diagnosticar precocemente a tuberculose, doença que muitas vezes é confundida com uma gripe mal curada, o que provoca a demora na busca pelo apoio médico e, consequentemente, agravamento do estado de saúde do paciente.

A busca ativa está direcionada à tosse, principal sintoma da tuberculose pulmonar. Pessoas com tosse há mais de duas semanas (sintomático respiratório) devem procurar a Unidade de Saúde mais próxima de sua casa para avaliação e diagnóstico.

O tratamento é feito à base de antibióticos, com duração de aproximadamente seis meses.

Tuberculose

A tuberculose é uma doença infectocontagiosa que afeta principalmente os pulmões, mas também pode acometer órgãos como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro).

Cada paciente com tuberculose pulmonar que não se trata pode infectar em média 10 a 15 pessoas por ano. Alguns fatores contribuem para a disseminação da doença, tais como a pobreza e má distribuição de renda, a AIDS, a desnutrição, as más condições sanitárias e a alta densidade populacional.

Sinais e sintomas mais frequentes:

- tosse seca ou com secreção por mais de três semanas, podendo evoluir para tosse com pus ou sangue;

- cansaço excessivo e prostração;

- febre baixa, geralmente no período da tarde;

- suor noturno;

- falta de apetite;

- emagrecimento acentuado;

- rouquidão.

Transmissão

A transmissão da tuberculose é direta, de pessoa a pessoa. O doente expele, ao falar, espirrar ou tossir, pequenas gotículas de saliva, que podem ser aspiradas por outro indivíduo.

Prevenção e tratamento:

A vacina BCG é obrigatória para menores de um ano, pois protege as crianças contra as formas mais graves da doença.  

A melhor forma de prevenir a transmissão da doença é fazer o diagnóstico precoce e iniciar o tratamento adequado o mais rápido possível. Com 15 dias após iniciado o tratamento, a pessoa já não transmite mais a doença. O tratamento deve ser feito por um período mínimo de 6 meses, diariamente, e sem nenhuma interrupção. O tratamento só termina quando o médico confirmar a cura total do paciente.

O TRATAMENTO É GRATUITO PELO SUS. PROCURE UMA UNIDADE DE SAÚDE!

Fontes:

Ministério da Saúde

Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Arcos