COVID-19: foram aplicadas 2.180 doses da vacina bivalente em Arcos

Saúde vai intensificar ações para captar mais vacinados e ‘bivalente’ já está liberada para toda a população maior de 18 anos

COVID-19: foram aplicadas 2.180 doses da vacina bivalente em Arcos
Foto: Walterson Rosa - MS

A vacinação com a vacina bivalente da Pfizer iniciou em Arcos, no dia 27 de fevereiro e até agora, alcançou somente pouco mais de 2 mil doses aplicadas em quase dois meses. O número até a sexta-feira passada, 21, chegou a 2.180 vacinas aplicadas, a partir de um levantamento feito em cada Unidade Básica de Saúde (UBS) do município.

Segundo a Coordenadora de Imunização do município de Arcos, enfermeira Ângela Margarete, este resultado acompanha a média em todo o país. “Nossa população a ser vacinada é de 11.707 pessoas, somente nos grupos prioritários e as orientações aos grupos operativos estão sendo intensificadas”. Ela explica que ‘grupos operativos’ são grupos criados nas UBSs ou PSFs ou, ainda noutro local para trabalhar as questões de saúde. Ângela exemplifica que, hoje (24), esteve falando sobre imunização a um grupo de terceira idade, diabéticos, hipertensos, gestantes entre outros.

Ângela também anuncia que será marcado um Dia ‘D’ de vacinação para captar mais pessoas.

Grupos prioritários

Fazem parte dos grupos prioritários: pessoas de 70 anos e mais; pessoas vivendo ou trabalhando em instituições de longa permanência; pessoas imunocomprometidas, a partir dos 12 anos de idade; e indígenas, ribeirinhos e quilombolas, a partir dos 12 anos de idade.

Na sequência de prioridade vêm: pessoas de 60 a 69 anos de idade; gestantes e puérperas; trabalhadores da saúde; pessoas com deficiência permanente, a partir dos 12 anos de idade; população privada de liberdade, a partir dos 18 anos de idade; adolescentes cumprindo medidas socioeducativas (menores de 18 anos de idade); e funcionários do sistema de privação de liberdade.

Conforme notícia veiculada pelo site da Prefeitura de Arcos, em 22 de março passado, segundo recomendação do Ministério da Saúde a aplicação deveria ocorre para todos os contemplados dentro dos grupos prioritários, sem escalonamento.

Reforço com a bivalente está liberado para maiores de 18 anos

Na segunda-feira (24), conforme informação da coordenadora de imunização do município, a vacina bivalente o Ministério da Saúde liberou a vacina bivalente para todas as pessoas acima dos 18 anos de idade. “O Ministério da Saúde ampliou a vacinação com a dose de reforço bivalente contra a Covid-19 para toda a população acima de 18 anos.” – diz a notícia publicada no site do ministério e explica ainda que a recomendação visa reforçar a proteção contra a doença e ampliar a cobertura vacinal em todo país.

Vacina bivalente

Segundo a mesma nota, as vacinas bivalentes da Pfizer oferecem proteção contra a variante original do vírus causador da covid-19 e contra as cepas que surgiram posteriormente, incluindo a Ômicron, variante de preocupação no momento. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) já atestou a segurança das doses disponíveis no Brasil.