Disque-Censo está disponível para 871 domicílios arcoenses que ainda não responderam ao IBGE

O número do Disque-Censo é o 137

Disque-Censo está disponível para 871 domicílios arcoenses que ainda não responderam ao IBGE

Quem estiver interessado em responder ao questionário do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística IBGE deve ligar para o 137, número do Disque-Censo. A ligação é gratuita.

O serviço Disque-Censo foi lançado de forma inédita em 30 de novembro passado, no Piauí e em Sergipe – dois estados onde a coleta de dados para o Censo 2022 já havia alcançado seu estágio final. Desde o dia 10 de janeiro, o Disque-Censo está disponível para Arcos.

Conforme nota publicada no site do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número 137 é o telefone disponibilizado ao Instituto pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), como um serviço de utilidade pública. As ligações são recebidas por atendentes em uma central de atendimento específica para o Censo. O IBGE trabalha com 120 agentes censitários de pesquisa por telefone, todos os dias, inclusive nos fins de semana e feriados, sempre das 8h às 21h30.

Segundo Virna Liz Nogueira Souza, agente censitária municipal do IBGE 2022, ao telefonar, poderá responder, de imediato às perguntas do questionário necessárias ao levantamento do Censo. Poderá também solicitar o envio do questionário por e-mail ou, ainda, agendar uma entrevista no momento que melhor lhe convier. Ela também esclareceu: “o Censo visa atingir todos os cidadãos e, por isso, esta alternativa está disponível para Arcos”. A previsão é encerrar as atividades até o final deste mês.

Quando o Disque-Censo foi lançado, Arcos não estava em fase de finalização. Agora, com 2,43% de domicílios que se recusaram a responder ao questionário e 2,76% de ausentes (domicílios onde não foram encontradas as pessoas para responder), o município entrou em fase de finalização e, com isso, tornou-se possível acessar o Disque-Censo. O serviço continuará disponível até o final de janeiro.