‘Doar é um presente de Deus’

A frase foi usada por um arcoense doador de sague, entrevistado, hoje (15), no Dia Mundial do Doador de Sangue. Junho Vermelho é o mês dedicado à doação de sangue em todo o mundo

‘Doar é um presente de Deus’
Ilustração: campanha do Dia Mundial do Doador de Sangue de 2023~da OPAS

A Organização Panamericana de Saúde (OPAS) definiu como lema da campanha do Dia Mundial do Doador de Sangue de 2023 é "Doe sangue, doe plasma, compartilhe a vida, compartilhe com frequência". O site da OPAS esclarece que a campanha está concentrada nos pacientes que necessitam de transfusão por toda a vida, para destacar a importância de doar sangue ou plasma regularmente, de forma a criar suprimentos de sangue e hemoderivados seguros, sustentáveis e disponíveis, visando ao tratamento oportuno para quem precisar.

Em Arcos

O único banco de sangue de Arcos é o da Santa Casa, cuja captação está sob a responsabilidade de Adriana Perpétua Ribeiro, há três anos. A captação ocorre em Arcos e em Iguatama. Ela falou ao CCO sobre a questão da captação de sangue, quando se comemora o Dia Mundial do Doador de Sangue, 15 de junho, dentro do mês dedicado à doação de sangue: ‘Junho Vermelho’.

Ela conta que a principal ação que está sendo realizada são palestras nas empresas de Arcos, visando à captação de doadores. “Hoje estive na Minasol Calcário e iremos também na CSN, Cimento Campeão , que nos chamou também para fazer esta conscientização e vamos passar também em todos as Unidades Básicas de Saúde (PSFs)”. Ela estaca que já esteve na Cazanga, Minasol, Nossa Senhora da Guia e CSN.

Ela diz que muitas pessoas ainda desconhecem a importância da doação de sangue. “Elas não sabem como funciona a doação de sangue. Não sabem que uma bolsa pode atender quatro pessoas”. Ela explica que a bolsa é dividida em componentes. “Por exemplo, se você tem anemia você precisará de plaquetas, sem necessitar tomar todo o sangue, o mesmo acontecendo com hemácias etc”. Ela lembra que há mais de 20 anos, quando a pessoa necessitava ela recebia todo o sangue, diferente dos dias atuais.

Adriana afirma que as empresas são favoráveis e não oferecem empecilhos para os doadores de sangue, que são liberados devido à compreensão sobre as necessidades de saúde da coletividade.

Banco de Sangue da Santa Casa

“No banco de sangue da Santa Casa, estamos com o estoque normalizado, embora o banco Hemominas no Estado esteja com estoque de ‘O negativo e O positivo’ abaixo de 10%”. 

Ela estima que o banco de sangue da Santa Casa utilize de 70 bolsas por mês, mas no estoque é necessário permanecer diariamente de seis bolsas a oito bolsas. “Quando há necessidade maior, outras bolsas, na quantidade necessária, são buscadas no Hemominas em Divinópolis que nunca deixou de atender às necessidades de Arcos” – afirmou Adriana.

Saber quantas bolsas são gastas por semana é imprevisível, à exceção de uma menina que, recebendo um tratamento permanente, consome duas bolsas por semana.

O processo de captação

Inicialmente é feito um cadastro para saber das condições gerais do doador que permanece aqui. A partir daí, o doador é levado ao Hemominas em Divinópolis, em ônibus oferecido pela Prefeitura de Arcos. Adriana elabora uma lista de até 25 doadores para o ônibus que busca os doadores em pontos predeterminados da cidade e sai de Arcos toda a terça-feira pela manhã. O agendamento para ir a Divinópolis, deve ser feito, no mínimo um dia antes.

Adriana lamenta que, neste mês, por ser o ‘Junho Vermelho’, que não tenha havido sequer um doador na primeira quinzena, embora já tenha levado ônibus lotado a Divinópolis.

O CCO conversou também com um doador, André Felipe Macedo (32), que é técnico de segurança do trabalho. Ele afirma que doou pela primeira vez faz quatro anos e que tinha muito receio de que a doação fosse lhe deixar enfraquecido. Passado o medo inicial, André percebeu a importância da doação e que, na verdade, segundo ele, se sente mais forte e feliz por estar ajudando outras pessoas. Ele diz que é bom, que faz bem para o próximo, que precisa do sangue e que faz bem para você mesmo. Ele conta que seu bisavô, Rodolfo, ensinava e que ele carrega a lição com ele: “Mesmo você não sabendo quem, ajude alguém”. O avô Rodolfo, tem agora, 105 anos e mora em Iguatama. André conclui: “Doar é um presente de Deus”.

Quem pode doar

Há uma série de detalhes e cuidados prévios para quem deseja doar e eles fazem parte de um questionário aplicado pelo captador ao candidato à doação. Os principais são: ter e estar com boa saúde; estar com documento de identidade oficial e original (com foto); pesar acima de 50 kg; ter dormido bem na noite anterior à doação; não estar de jejum; estar sem fumar, pelo menos duas horas antes da doação.

Além disso, conforme o questionário, podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos, mulheres que estão menstruadas e aquelas que fazem uso de anticoncepcional.

Há situações, em que a pessoa está impedida de doar e as principais são: hepatite após os 11 anos de idade;  exposição a situações de risco acrescido para doenças sexualmente transmissíveis; gripe ou resfriado (aguardar sete dias após a melhora dos sintomas); ingestão de bebida alcoólica nas últimas 12 horas anteriores à doação; aplicação de tatuagem nos últimos 12 meses anteriores à doação; tratamento dentário (a pessoa pode ser impedida de doar por um período de 1 a 30 dias, conforme o caso);  e a aplicação de piercing nos últimos 12 meses anteriores à doação, sendo que, piercing localizado em área genital ou na boca, somente poderá ser liberada a doação, 12 meses após sua retirada.  

Para verificar detalhadamente, basta consultar o site da Fundação Hemominas, clicando no link abaixo.

http://www.hemominas.mg.gov.br/doacao-e-atendimento-ambulatorial/doacao-de-sangue/condicoes-e-restricoes