Estudante que viveu 23 anos nas ruas passa em 1º no Instituto Federal do ES

Estudante que viveu 23 anos nas ruas passa em 1º no Instituto Federal do ES
Foram anos de abuso de crack e álcool e muito sofrimento nas ruas. Agora Dayana sonha ser psicóloga para ajudar outros dependentes químicos. Foto: TV Vitória

A jovem Dayana Mary Umbelino, 32 anos, passou 23 anos de sua vida nas ruas, foi dependente das drogas e foi ao fundo do poço, em Vitória, no Espírito Santo. Felizmente, graças ao apoio de voluntários, ela foi resgatada e começou uma vida nova!

Mais que isso: essa brasileira acabou de ser aprovada em primeiro lugar no IFES, Instituto Federal do Espírito Santo, no curso Técnico em Segurança do Trabalho.

As aulas começam no ano que vem e este é o primeiro passo na caminhada para Dayana alcançar outro sonho: ser psicóloga para ajudar outros dependentes químicos.

Como entrou nas drogas

Após anos de abuso de crack e álcool e muito sofrimento ela contou como entrou no submundo das drogas.

“Comecei com loló, depois conheci o crack e fiquei só no crack, e álcool depois. Foi muito difícil, apanhava na rua, os outros me roubavam. Só tinha amigos quando tinha droga”, contou Dayana.

Ela teve a chance de mudar de vida quando aceitou a ajuda dos voluntários do Centro de Referência Especializado da Assistência Social Para População em Situação de Rua.

“Eles lutaram por mim. Se não fosse o Centro Pop, eu não estaria aqui, não teria conseguido. Passei no IFES, que emoção! Claro, não foi fácil, foi muito difícil, mas o Centro Pop foi uma referência”, comemorou.

Futura psicóloga

Dayana abandonou a escola na 6ª série, mas decidiu voltar às salas de aula na 1ª série do ensino fundamental e refazer tudo direito.

Ela conseguiu e logo de cara passou no IFES.

O sonho de ser psicóloga, agora, segue mais vivo do que nunca.

E ela repete o tempo todo: quer ajudar pessoas que, assim como ela, ainda sofrem nas ruas.

Lindo, Day! Resista

Site Sónoticiboa

Por Jéssica Souza