Efeitos do abuso alcoólico no corpo

Confira o artigo do Dr. Tarcísio Silva, colunista de Saúde do Jornal CCO, sobre os efeitos resultantes da ingestão de bebidas alcoólicas e as repercussões sobre a saúde

Efeitos do abuso alcoólico no corpo

Minutos após um gole de bebida alcoólica, o álcool chega ao estômago onde metade é digerida. O que não é metabolizado ali é absorvido pelo intestino e cai na corrente sanguínea. Uma pequena parte é filtrada nos rins e é eliminada na urina rapidamente. O restante se acumula nos diversos órgãos como músculos e cérebro, até ser levado ao fígado, o órgão responsável pela degradação do álcool. No fígado, o álcool pode ser transformado em um composto pouco tóxico, chamado ácido acético, ou em um composto altamente tóxico, o aldeído, que danifica as células e é o responsável pelas dores de cabeça da ‘ressaca’.

Todo esse processo é lento, sendo que o organismo gasta cerca de 1 hora para degradar todo o álcool de uma única dose de bebida. Em uma pessoa de 70 Kg, 14 gramas de álcool (uma lata de cerveja ou uma caneca de chope) leva poucos minutos para atingir uma concentração de 0,2 gramas de álcool por litro de sangue. Essa concentração é o suficiente para causar relaxamento e deixar a pessoa mais desinibida. Esse efeito dura pouco tempo, mas se em menos de uma hora a pessoa ingerir mais duas latas de cerveja, facilmente se ultrapassa no sangue a concentração de 0,6 gramas por litro. É quando o cérebro fica mais lento para o raciocínio e os reflexos não são confiáveis. Com mais do que cinco doses em menos de 1 hora (comum entre adolescentes durante as “baladas”), corre-se o risco de lesão aguda dos neurônios que coordenam a respiração, podendo levar ao coma e morte por parada respiratória.

Nas mulheres, a metade da dose de álcool ingerida pelos homens causa os mesmos efeitos no organismo. Os efeitos são, portanto, mais intensos no sexo feminino, por causa do metabolismo que é mais lento.

Doenças causadas pelo álcool

Cada pessoa tem seu limite para o metabolismo e efeitos do álcool em seu organismo. Não é possível prever quanto de álcool determinada pessoa deverá ingerir para desenvolver as doenças relacionadas com o abuso. As principais doenças são:
• Aumento de triglicérides e de ácido úrico: o excesso de álcool no sangue é convertido em gorduras no tecido adiposo. Pode ainda desencadear crises de gota e aumento de ácido úrico.
• Obesidade: o álcool por si só é bastante calórico e tende a provocar acúmulo de gorduras principalmente do tipo visceral, ou seja, no abdome.
• Fígado gorduroso: também conhecido como esteatose, é o acúmulo de gorduras no fígado, que fica inchado, e pode desenvolver mais facilmente complicações como hepatites e cirrose.
• Hipertensão arterial: o excesso de álcool pode elevar a pressão do sangue mesmo em pessoas que estão tomando medicações, predispondo ao infarto e derrame.
• Desnutrição: o álcool impede a absorção de vários nutrientes e vitaminas, provocando anemias, diminuição das proteínas do organismo, perda de massa muscular e osteoporose.
• Demência alcoólica: corresponde à perda das funções cognitivas, como o raciocínio e memória. Isto ocorre porque o álcool leva à intoxicação e morte dos neurônios, causando atrofia cerebral. Esse dano é irreversível.
• Outras: pancreatite, alguns tipos de câncer (estômago e esôfago), lesão dos nervos (neuropatia), doenças musculares, doenças psiquiátricas (depressão, psicoses), insônia, gastrites, úlcera, cardiopatia alcoólica, diabetes, impotência, ginecomastia (crescimento de mamas em homens).

ALERTA: SE VOCÊ NÃO CONSEGUE SE IMAGINAR SEM INGERIR ALCOOL POR UM DIA SEQUER, SE FICA TRISTE QUANDO NÃO BEBE OU TEM SINTOMAS FÍSICOS RUINS QUANDO NÃO INGERE ALCOOL, PROCURE AJUDA! ALCOOLISMO AFETA SUA VIDA E A VIDA DE TODOS À SUA VOLTA!