Aumento de TRIGLICÉRIDES
Confira mais este artigo de Saúde do Dr. Tarcísio Silva
Os triglicérides (ou triglicerídeos) são um tipo de gordura presente em nosso corpo. Parte fica circulando em nosso sangue e parte fica armazenada nas células de gordura, presentes no tecido adiposo e em alguns órgãos como o fígado.
Representam a principal reserva de energia de nosso corpo. Quando precisamos de uma energia extra, as células de gordura quebram as moléculas de triglicérides, liberando energia.
A maior parte do triglicérides presente em nosso corpo é produzida pelo fígado a partir de carboidratos e gorduras; o restante vem da alimentação.
Quais os riscos do aumento exagerado dos triglicérides no sangue?
Triglicérides altos no sangue aumentam o risco para várias complicações cardiovasculares como infarto, derrames, tromboses e embolias. Pode provocar inflamação do pâncreas levando a pancreatite. No fígado, pode se acumular, provocando a esteatose hepática (ou fígado gorduroso). Em pessoas predispostas, interfere com o funcionamento do hormônio insulina, desenvolvendo a RESISTENCIA À INSULINA, que predispõe ao diabetes tipo 2.
Quais as causas de seu aumento no sangue?
· Dieta rica em carboidratos (pão, quitandas, doces, refrigerante, arroz, massas, etc)
· Dieta rica em gorduras saturadas (carnes gordas, queijos, manteigas, banha)
· Diabetes não controlado
· Abuso de bebida alcoolica
· Obesidade
· Sedentarismo
· Efeito de alguns medicamentos (corticoide, anticoncepcionais, antipsicóticos)
· Doenças crônicas (insuficiência renal) e hormonais (hipotireoidismo)
· Causas hereditárias: onde o fígado da pessoa produz excesso do triglicérides, mesmo estando com uma alimentação saudável.
Como controlar?
· Manter uma dieta equilibrada, sem sobrecarga de carboidratos e evitando ao máximo gorduras saturadas
· Pessoas com níveis muito altos precisam de preferência abandonar uso de bebidas alcoolicas (em pessoas predispostas, mesmo pequenas quantidades provocam um aumento exagerado dos triglicérides no sangue).
· Pessoas acima do peso precisam perder o excesso de peso (perdas de 10% do peso atual geralmente são suficientes para baixar bem os níveis de triglicérides.
· Fazer exercícios regularmente
· Não tomar medicamentos sem acompanhamento médico
· Quando essas medidas falham ou quando o caso da pessoa é de origem hereditária, há a necessidade de se utilizar medicamentos específicos por tempo indeterminado.