Em Arcos, somente 8.735 se vacinaram contra a Influenza

Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza termina oficialmente amanhã (31)

Em Arcos, somente 8.735 se vacinaram contra a Influenza
Foto: Myke Sena / MS

Na véspera de ser encerrada a 25ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza, Arcos chega à cobertura vacinal total menor do que 50%, quando a meta preconizada pelo Ministério da Saúde (MS) é de 90%.

A campanha foi lançada pelo MS em 10 de abril passado e, amanhã, a ação alcançará os 78 dias previstos pelo calendário de vacinação.

De acordo com o site do MS, o público-alvo é constituído pelos grupos considerados prioritários: crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas, povos indígenas, trabalhadores da saúde, idosos com 60 anos e mais, professores das escolas públicas e privadas, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, pessoas com deficiência permanente, profissionais das forças de segurança e salvamento e das forças armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade. Está prevista a vacinação para a 81.766.016 pessoas. Em Arcos, os grupos prioritários somavam 14.453 pessoas. Com a baixa adesão constatada ao longo da campanha, no início de maio, o MS ampliou a abrangência da campanha, autorizando a aplicação de doses o todo o público maior de seis meses.


Baixos índices

Os resultados obtidos com a campanha contra a Influenza parecem acompanhar a tendência de outras campanhas. Tal como aconteceu para a Covid-19, neste ano, a imunização contra a gripe ficou bem abaixo do previsto. No Brasil, a última atualização indica que pouco mais de 35 milhões de doses foram aplicadas (35.158.231), resultando em um percentual que pouco ultrapassa os 43%.  Em Minas Gerais, do total previsto em 8.518.665, somente 4.010,380 pessoas receberam o imunizante, num percentual pouco acima do nacional 47,07%.

Arcos acompanhou os números nacionais: das 14.453 doses disponíveis, 8.735 foram aplicadas, num percentual de 60,43%. No entanto, é importante destacar que somente 6.271 pessoas vacinadas fazem parte dos grupos prioritários, num percentual pouco acima dos 43,77%. Todos os números muito inferiores às metas nacional, estadual e municipal previstas.


Os grupos prioritários em Arcos

Dos grupos prioritários, os idosos foram os que mais procuraram pela vacinação: 54,32%. Na sequência, a cobertura vacinal alcançou 51,87% dos trabalhadores em saúde e as gestantes somaram 40,56%. 

Dos 51 trabalhadores no sistema prisional do município, somente um se vacinou. O mesmo aconteceu para os trabalhadores das forças de segurança e salvamento: apenas um em cada grupo.

Os números foram obtidos, na atualização desta terça-feira, no painel de informações sobre na campanha do Ministério da Saúde que pode ser acessado pelo link a seguir: (https://infoms.saude.gov.br/extensions/SEIDIGI_DEMAS_INFLUENZA_2023/SEIDIGI_DEMAS_INFLUENZA_2023.html).


Ações garantiram melhores índices

Se os indicadores estão longe do ideal, teriam sido piores, não fossem ações realizadas pela Prefeitura de Arcos, através da Secretaria de Saúde e do Setor de imunização do município.

Em matéria do CCO de 15 de maio, com pouco menos de um mês de campanha, o percentual de cobertura vacinal no município estava na casa dos 24%. 

No dia 17, a Prefeitura Municipal anunciou ações de ampliação da vacinação. Além das buscas ativas pelas unidades básicas de saúde, houve aplicação de doses, na ‘Feirinha’ em dois sábados e em duas quartas-feiras, além de uma vacinação extra durante um sábado pela manhã, na FUMUSA.

Hoje (30), com um dia para terminar a campanha, Arcos superou os 60%. Apesar disso, ainda é necessário voltar a destacar que o município está muito distante dos 90% defendidos pelo MS.


Vacinas seguirão disponíveis

Em notícia publicada, ontem (29) em seu site o MS orientou estados e municípios no sentido de que ampliassem seus calendários locais de vacinação, até o final do estoque de doses.

Setor de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde de Arcos informa que todas as vacinas constantes do Calendário Anual de Vacinação estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde. Assim, até que se esgote o estoque da vacina contra a gripe Influenza estará à disposição dos interessados.