Nos dias frios mantenha o corpo aquecido e boa hidratação

Os dias frios já chegaram, mesmo antes do início do inverno, que só começará no dia 21 de junho. São dias de temperaturas mais baixas e índices de umidade relativa do ar mais baixas, propícios a problemas respiratórios.

Nos dias frios mantenha o corpo aquecido e boa hidratação
Dr. Marco Túlio Veloso

Dizem que o inverno traz maiores riscos à saúde das pessoas, especialmente das vias respiratórias. Mesmo ainda distantes do início dessa estação, em Arcos, já são registradas baixas temperaturas e, diante disso, aumenta a procura por atendimento médico. Para falar sobre as doenças respiratórias neste período, o CCO entrevistou o médico pneumologista Dr. Marco Túlio Veloso. Ele é formado na Faculdade de Medicina de Itajubá em 2003, completando 20 anos de profissão. Fez residência em Pneumologia pela Santa Casa de Belo Horizonte e pós-graduação em Medicina do Trabalho e Alergia/Imunologia pelo Ipemed. Ele é formiguense e atende em Arcos há 10 anos.

Inicialmente, ele esclareceu que neste período são muito comuns as IVAS (infecções de vias aéreas superiores) e o agravamento de doenças respiratórias crônicas preexistentes. Destas ele exemplificou a asma, a rinite e enfisema (DPOC: doença pulmonar obstrutiva crônica). Ele também destacou: “Nesta época do ano aumenta e muito a procura de atendimento médico por queixa respiratória”. Ele disse que em seu consultório aumentam os casos agudos causados por infecção viral ou bacteriana e o agravamento dos quadros de doenças crônicas como a asma e o DPOC.

O pneumologista esclareceu que o organismo humano se adapta bem aos extremos de temperatura e que o maior problema, na verdade, é a baixa umidade relativa do ar. “Abaixo dos 60%, há transtorno para as mucosas do trato respiratório”.

Outro aspecto comentado por ele é que as pessoas tendem a ficar em lugares fechados, com menor ventilação, por mais tempo. Isso facilita a propagação de vírus: “Maior causador de complicações respiratórias”. Ele complementa dizendo que a baixa umidade do ar prejudica a respiração e facilita o acesso e proliferação de vírus.


Prevenção

Dr. Marco Túlio recomenda como fundamental que as pessoas devam manter o corpo aquecido, a hidratação oral e a irrigação com soro fisiológico. Além do que indicou: alimentação equilibrada, boa noite de sono e atividade física para fortalecer o sistema imunológico e diminuir os riscos de complicações por doenças respiratórias. Ele alerta: “Evitar ambientes mal ventilados e aglomerações diminuem o risco de se infectar por doenças virais.


Doenças crônicas

O médico explica: “As doenças crônicas e devem ser tratadas o ano todo com medicação de controle, mesmo em períodos assintomáticos. Controle ambiental é muito importante. ” Como exemplos de procedimentos preventivos ele orienta a passar um pano úmido ao invés de varrer a casa, além de umidificar o ar dos dormitórios com umidificador ou uma simples toalha molhada. Ele também recomendou a lavagem de blusas, mantas e cobertores guardados por muito tempo, que além de lavados e devem ser secos ao sol.

Dr. Marco Túlio ressaltou: “É importante completar o esquema de vacinação para Covid 19 e se vacinar anualmente contra Influenza. Para pacientes acima de 60 anos e/ou imunossuprimidos também tem indicação de se vacinar contra pneumonia”.


Prátca de esportes

Para quem pratica esportes ao ar livre, tais como caminhadas e corridas, o médico lembrou que as temperaturas ficam mais baixas no início da manhã e à noite e orientou, no sentido de que essas pessoas deem preferência para a prática em outro horário que não esses e voltou a frisar: “O mais importante é a hidratação oral rigorosa e o aquecimento pré-treino para evitar problemas musculares”.