Exagerou nas festas? Nutricionistas ensinam alimentos para curar ressaca

Água de coco, laranja, melancia e outros alimentos são ideais para curar ressaca, dizem nutricionistas

Exagerou nas festas? Nutricionistas ensinam alimentos para curar ressaca
Foto: Pixabay em Só notícia boa

Água de coco, laranja, melancia e outros alimentos são ideais para curar ressaca, dizem nutricionistas - Foto: Pixabay

Todo mundo exagera um pouquinho nas festas de fim de ano. É comum que, nas comemorações de Natal e Ano Novo, haja o consumo de álcool, às vezes acima do limite, mas tem como lidar com a ressaca no dia seguinte!

Sim, a boa notícia é que dá para curar a ressaca com alimentos saudáveis e bem deliciosos. O consumo deles vai ajudar a acabar com os sintomas mais comuns, como a fadiga, náusea, dor de cabeça, sensibilidade à luz, desidratação ou tontura. Confira:

As Nutricionistas Karinee Abrahim e Nemesis Monteiro, da Nutrindo Ideais (@nutrindoideais), conversaram com a reportagem do Só Notícia Boa e contaram quais são esses alimentos.

Banana

A fruta é rica em Potássio, que sofre uma queda de quantidade no corpo por conta do álcool.

Como a ingestão de bebida alcoólica acaba aumentando a diurese e com isso a diminuição do potássio no nosso corpo, ele é um nutriente essencial para o bom funcionamento do organismo e do sistema nervoso e cardíaco.

Melancia

A melancia também é fonte de Potássio, além das Vitaminas A, B6 e C, também contém o antioxidante glutationa, que ajuda na desintoxicação do fígado.

Além de ser hidratante, a melancia é rica do antioxidante mais poderoso a glutationa.

A glutationa tem um papel muito importante na transformação e eliminação de substâncias químicas do organismo como por exemplo o álcool.

A substância é encontrada na parte vermelha e na parte branca perto da casca contém citrulina capaz de reduzir a fadiga, faz vasodilatação melhorando a pressão arterial.

Laranja

A laranja é repleta de Vitamina C que, assim como a melancia, ajuda a manter a glutationa no corpo.

Além disso, o ácido ascórbico presente na laranja tem um papel importante para auxiliar na absorção de ferro, previne doenças cardiovasculares.

Devido ao potencial antioxidante é importante para diversas funções regulatórias do corpo para neutralizar os radicais livres é uma forte aliada a glutationa.

Água de coco

A água de coco é rica em eletrólitos, que fazem o processo de reidratação ser mais rápido. Ele é fonte de minerais como: potássio, magnésio, sódio, cálcio e fósforo, ajudando no tratamento de infecções intestinais.

Café

Ao consumir álcool, o corpo sofre uma série de inflamações que causam fadiga muscular além de cansaço físico, e o café pode ajudar no processo de recuperação física por conta da cafeína.

Higiene do sono é importante

Além dos alimentos, as nutricionistas também dão dicas de fazer uma verdadeira “faxina” na hora de dormir, para evitar sintomas como náuseas e dores de cabeça.

Uma dica importante é deixar o ambiente com o mínimo de luz possível, evitar aparelhos com exposição a telas, como celular, televisão, computador e tablet.

Tome também um banho morno e relaxante antes de se deitar e faça uma refeição leve à noite (frutas, carne branca, vegetais ou folhas cruas, alimentos integrais, por exemplo).

E saiba: vai passar!

A água de coco é um dos alimentos ideias para curar ressaca - Foto: Pixabay

25 de dezembro de 2022 - Por Monique de Carvalho em Só Notícia Boa

Espalhe notícia boa!