Homem reaprende a viver e vence após 126 dias hospitalizado: “trato com Deus”

Homem reaprende a viver e vence após 126 dias hospitalizado: “trato com Deus”
Depois de tanto tempo hopitalizado e do trato com Deus, Humberto (de azul) posa ao lado do treinador Alexandre Castro, que o acompanha desde o começo de 2022 - Foto: Nícolas Paulino

Um homem reaprendeu a viver após 126 hospitalizado e disse que fez um trato com Deus. O cearense Humberto Vieira, de 65 anos, é um exemplo e bem-humorado. Para ele, a teimosia venceu e com garra, decidiu ultrapassar barreiras para viver intensamente.

“Eu fui lá em cima e disse: ‘Aqui não vou ficar não, vou voltar’”, brincou o engenheiro que mora em Fortaleza (CE).

Dito e feito, Humberto Vieira depois de 99 dias intubado, dos quais 92 em coma induzido por causa de um diagnóstico positivo de Covid-19, foi desenganado, quando a equipe do hospital chamou a família em três ocasiões para dar o último beijo de despedida, mas ele se recusou a aceitar o prognóstico.

“Disseram que era questão de horas, que eu não teria como escapar”, reagiu Humberto.

Aprendizagem

Depois de tanto tempo hospitalizado, Humberto Vieira reaprendeu a viver: ficar de pé, andar e mudar de direção. Segundo ele, seguia desnorteado porque perdeu os dois labirintos, estruturas do ouvido responsáveis pela noção de equilíbrio e percepção.

Mais uma vez, o cearense se prometeu que a teimosia venceria. Como atleta de praia, ciclista, nadador e aluno de funcional prometeu a si mesmo que não perderia a luta para as sequelas.

O engenheiro retomou o gosto pela atividade física e voltou a passear pela beira-mar de Fortaleza. Ele pediu ajuda ao educador físico Alexandre Castro, o ‘Xande’, com quem teve aulas de funcional em 2014.

“Primeiramente, ele tem que hipertrofiar o músculo que ficou muito tempo parado e trabalhar o fortalecimento muscular e a estabilidade”, afirmou Xande. “Quanto mais ativo o ser humano for, melhor vai ser a recuperação em qualquer caso pós-cirurgia, pós-Covid.”

O começo

O caminho de angústias começou em 2020, quando Humberto não se sentiu bem e resolveu fazer o exame. Ali soube que seus pulmões estavam comprometidos. Mas voltou para casa, certo de que a doença regrediria em breve, já que não apresentava sintomas de alarme.

Humberto foi internado e passou três dias no quarto, trabalhando e participando de reuniões on-line. Algum tempo depois, soube que seria intubado. Ele foi traqueostomizado e acoplado a um pulmão artificial.

Em fevereiro de 2021, Humberto acordou. Ele atribui a nova chance de viver às teimosias cuja insistência a diferenciou dos médicos que abandonaram o prognóstico de não recuperação.

Humberto passou 126 dias hospitalizado – Foto: arquivo pessoal

O primeiro retorno de Humberto à Beira-Mar foi em setembro de 2021 – Foto: Arquivo pessoal

O "trato com Deus" deu certo. Humberto está recuperado e trabalhando - Foto: arquivo pessoal

Com informações do Diário do Nordeste - 24 de janeiro de 2023 - Por Renata Giraldi, em Só Notícia Boa

Espalhe notícia boa!