Farmácias já podem fazer exames clínicos de colesterol e dengue: veja lista!
A resolução ( https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/resolucao-rdc-n-786-de-5-de-maio-de-2023-482394228 ) que permite às farmácias realizar exames como colesterol e dengue já está valendo. Com a antiga regra, os estabelecimentos só eram autorizados a realizar teste de covid-19 e glicemia. Agora, a lista de exames clínicos para triagem nas farmácias foi ampliada e passa de 40 tipos!
Com o aval da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a resolução demorou quase três meses para entrar em vigor, tempo necessário para que os estabelecimentos se adequassem às mudanças.
“Os resultados dos testes executados nos serviços tipo I não devem ser usados de forma isolada para a tomada de decisões clínicas. Esses testes devem ser usados como triagem, com vistas a oferecer um ponto de partida objetivo, em conjunto com a rotina de avaliação dos profissionais de saúde, para oferecer o suporte adequado aos pacientes”, reforçou a Anvisa.
Triagem
As farmácias vão precisar de um alvará de licenciamento expedido pelo órgão sanitário de competência, indicando as atividades de exames de análises clínicas (EAC), além das atividades padrão do estabelecimento.
Para Sérgio Mena Barreto, diretor-executivo da Associação Brasileira de Redes de Farmácia e Drogarias, a medida vai posicionar os estabelecimentos como uma porta de entrada do sistema de saúde do país.
Segundo a Anvisa, os EAC, exames que usam fluidos do organismo do paciente, não substituem os convencionais realizados em laboratório.
Com o resultado do exame feito na farmácia em mãos, a agência reguladora recomenda que o paciente procure atendimento médico, para a associação do caso clínico com outros dados.
Para poder realizar testes EAC, as farmácias vão precisar seguir regras e requisitos específicos, além do alvará de licenciamento.
Veja:
Utilizar produto para diagnóstico in vitro que requeira leitura exclusivamente visual;
Utilizar produto para diagnóstico in vitro que requeira exclusivamente material biológico primário (como saliva, secreção nasal e gotas de sangue);
Utilizar produto para diagnóstico in vitro que não necessite de instrumento para leitura, interpretação ou visualização do resultado;
Realizar todas as etapas de todas as fases dos processos operacionais relacionados ao EAC no próprio serviço (in loco).
Os resultados também devem vir com informações do paciente e situações de risco, bem como o acompanhamento ou a avaliação da eficácia do tratamento prescrito por um profissional que deverá ser habilitado.
47 opções
Agora as farmácias vão poder realizar 47 exames clínicos como colesterol, dengue, teste rápido HIV, Chikungunya e muito mais.
Veja a lista completa abaixo!
Beta-hCG
Dengue Antígeno NS1
Hemoglobina Glicada A1c
Check-up Pós-Covid Anticorpos Anti-Spike
Colesterol Total
Avaliação de Controle de Asma
Dengue Anticorpos IgG IgM
Glicemia
Glicemia e Pressão Arterial
Glicemia e Perfil Lipídico
Hormônio Luteinizante (LH)
Toxoplasmose
Teste de Intolerância Alimentar
Exames do coração check-up completo
VSR – Vírus Sincicial Respiratório
VSR Molecular – Vírus Sincicial Respiratório
Zika Vírus Anticorpos
Teste Rápido PSA
Teste Rápido Adenovírus
Teste Rápido HIV
Teste Rápido Covid-19 Anticorpos
Teste Rápido Covid-19 Antígeno
Teste Rápido Covid-19 Antígeno + Anticorpos
Teste Rápido Covid-19 Molecular
Teste Rápido Ácido Úrico
Teste Rápido Chikungunya
Teste Rápido Lactato
Teste Rápido Malária
Teste Rápido Sífilis
Teste Rápido Troponina Cardíaca
Teste Rápido Ferritina
Teste Rápido Mioglobina
Teste Rápido Streptococcus Grupo A Molecular
Teste Rápido Streptococcus Grupo A
Teste Rápido Hepatite C
Teste Rápido Vitamina D
Avaliação de Controle da Asma
Teste Rápido Proteína C Reativa
Teste Rápido Rubéola
Teste Rápido Dímero-D
Teste Rápido Dengue Antígeno e Anticorpos
Teste Rápido Febre Amarela
Teste Rápido Helicobacter Pylori
Teste Rápido Influenza Molecular
Teste Rápido de Alergia Alimentar
Teste Rápido Tipo Sanguíneo
Medição de Pressão arterial
Exames de análise clínica são aqueles que utilizam fluídos corporais do paciente, como urina, sangue e saliva. Foto: Reprodução/Sumaia Vilela (Agência Brasil).
Fonte: soboanotícia.com.br