Festival de Gastronomia de Arcos terá abertura oficial na tarde de hoje (13)

Festival de Gastronomia de Arcos terá abertura oficial na tarde de hoje (13)

O Jornal CCO voltou hoje (13), pela manhã à praça Floriano Peixoto para conversar com os barraqueiros e saber sobre os pratos que serão vendidos no II Festival de Gastronomia ‘Delícias da Roça’ que inicia oficialmente hoje, na praça Floriano Peixoto, suas estruturas e expectativas. 

Maria Bragança Souza que montou sua estrutura e já funcionou ontem (12) à noite, veio de Itapecerica. “Minha expectativa é boa. No ano passado eu já estive aqui e, neste ano, a estrutura está melhor, mas ainda estamos sem água”. Ela acredita que em breve estará tudo funcionando. Bragança disse que está servindo pão de queijo com pernil e quitandas da roça, delícias caseiras que aprendeu com sua sogra.

Helena Maria Paiva Campos que faz dupla com ‘Leninha’ mora na comunidade de Água Santa, em Arcos, disse: “Venderemos arroz com costelinha, vaca atolada, caldo de feijão, caldo de mandioca, feijão tropeiro, pão de queijo recheado, coxinha e biscoito frito no café da manhã”. Ela contou que já participa da Feirinha, mas, lá é diferente, ela vende quitanda. O trabalho será realizado num revezamento de cinco pessoas. Sorridente ela exclamou: “Nossa expectativa é a melhor possível”!

Alessandro Flávio Biscardi, veio pela primeira vez de Itapacerica para participar do festival aqui em Arcos. “Vamos servir costelão de boi com batata bolinha, ‘porqueta’ (toucinho de rolo), Macfee (chesebacon), fraldinha com batata bolinha e maçã de peito”. Ele disse que, na barraca trabalham nove pessoas. “A expectativa está boa. Trouxemos três toneladas de carne, para não deixar faltar”.

Rosa Lima, que veio de Itapacerica para servir bolinho de fubá de canjica temperado com bacon e muçarela feito por ela e mais três pessoas na equipe. “A hora em que o Corpo de Bombeiros liberar, começaremos a produzir”. Ela disse que o Corpo de Bombeiros interditou as barracas que trabalham com gás e estão posicionadas embaixo da tenda que cobre a área. Até o momento da entrevista, Rosa disse que a solução oferecida, para ela não funciona, pois teria que fritar seus bolinhos em outro local e o produto que vende é feito na hora. Ela participa há 10 anos do festival em Itapecerica e veio ao festival de Arcos pela primeira vez.

Maria Aparecida Menezes Pinto, a ‘Maria do Didi’ (Didi é o apelido do esposo), veio da zona rural de Itapecerica com uma grande família de 14 a 16 pessoas. Ela disse: “Vamos vender biscoito da Vovó, pão de queijo, pastel, rosquinha, biscoito frito, linguiça defumada da roça, leite da roça, suco e tudo o mais que a gente der conta de fazer”. Ela contou que, no ano passado, veio muita gente e confia que neste ano o público será o dobro. Ela disse que a estrutura oferecida está muito boa e a festa está mais organizada.

Samuel Henrique Amaral e Léa Bianca Amaral, residente no Córrego das Almas em Arcos, são casados e participam da Feirinha na Feira do Produtor. Ele lembram de que participaram do I Festival e suas filhas foram fotografadas pelo Jornal Correio Centro Oeste. Eles também começaram ontem (12) e estão satisfeitos com o espaço maior para preparar. Ele disse: “Vamos servir pão de queijo bem completo, tapioca, cuscuz e porção de linguiça caseira recheada”. Eles contam que no ano passado, o festival já superou suas expectativas e neste ano a expectativa também é muito boa. Neste ano, além do casal, mais uma das duas filhas, pois uma é menor. Além da família, contrataram mais cinco pessoas e destacam: já estamos trabalhando na preparação que é toda artesanal, faz dois meses.

Jarbas José da Silva que veio de Cláudio para o Festival ainda estava descarregando os fardos de bebidas e adequando suas instalações para sua primeira participação no Festival da Gastronomia de Arcos. “Serviremos cerveja, chope de diversas marcas, chopes especiais, refrigerantes, todo o tipo de bebida e esperamos muita coisa boa”. Jarbas está em posição privilegiada por ser uma das barracas mais próximas do palco. Em Cláudio, ele é proprietário do Bar e Restaurante do Jarbas e diz que já participou de três feiras, em Claúdio e região. Em Itapecerica ele só é fornecedor, pois também é dono de duma distribuidora.

Esclarecimento

Tete Diniz, chefe de departamento da Secretaria da Saúde, uma das integrantes da Comissão do Festival, esclareceu ao CCO sobre a questão da interdição das barracas. “Na verdade, não houve interdição. Os bombeiros nos orientaram, na vistoria que eles vieram fazer, para não ter gás embaixo da tenda”. Segundo Tete, devido ao risco, orientamos os barraqueiros no sentido de que poderiam utilizar as casas de apoio para fazerem os cozimentos e o uso de fogões elétricos. “Foi uma medida de segurança”.

Tete também esclareceu que com a chegada de feirantes de fora do município e as adequações solicitadas pelo Corpo de Bombeiros, os funcionários da prefeitura tiveram que suspender suas tarefas, resultando num atraso em algumas instalações que estão sendo finalizadas. “Hoje já estão todos nos seus devidos lugares e não haverá prejuízo algum para o Festival que tem abertura oficial marcada para as 15h30, com a presença do Governador do Estado, Romeu Zema”. 

Festival terá atendimento médico

A Secretaria Municipal de Saúde estará presente no Festival e o secretário Tiago Carvalho de Oliveira fala da preparação da área da saúde para o Festival: “Terremos uma equipe médica de plantão, com um médico, uma enfermeira e uma técnica de enfermagem, mais a ambulância com equipe do SAMU”. Além desta estrutura que funcionará até o domingo, ele informa que, está instalada uma cabine da Tippmed. Nesta cabine, que funcionará até o sábado, os interessados poderão fazer exames de glicemia, medição dos sinais vitais e poderão ser atendidos pelo sistema de telemedicina por um médico. Tiago disse que a telemedicina está sendo também implantada nos UBSs. A estrutura de saúde está montada junto à Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros, na esquina da praça com a rua Jacinto da Veiga, atrás do palco secundário.