Japaraíba: os frutos de um convênio na área de Esportes assinado há 18 anos  

Em nove anos, oito atletas de destaque nacional e alguns classificados para campeonatos em 4 países

Japaraíba: os frutos de um convênio na área de Esportes assinado há 18 anos  
No canto direito, José Antônio de Miranda, ao lado do campeão Gabriel Felipe

O empresário arcoense José Antônio de Miranda, 55 anos, ex-prefeito de Japaraíba em duas gestões (2005 a 2012), está feliz com a conquista do japaraíbano Gabriel Felipe (13 anos), aluno da rede municipal (escola municipal São Simão). Gabriel conquistou medalha de ouro no atletismo, no Chile, no dia 7 de dezembro.

José Antônio, que mora em Arcos há seis anos, contou ao CCO que em julho de 2005, incentivado pelo jovem Júnior Antônio Lopes - “Juninho”, o Município firmou convênio com a Secretaria de Estado de Esportes, na época representada por Marcos Montes, credenciando o Município de Japaraíba a participar de todas as competições de nível nacional e internacional.

“Nosso objetivo era dar condições para os alunos participarem de qualquer modalidade esportiva”, disse o ex-prefeito. Ele também relatou que seu propósito era garantir opções para evitar que as crianças ficassem nas ruas.
O nome do programa era “Minas Olímpica Nova Geração”. O convênio foi assinado pela então diretora da única escola estadual da cidade na época, Maria Marli Rabelo – “Niguinha”. A escola é a “Padre Pedro Lambert”. Também estavam presentes em Belo Horizonte naquele ato: Júnior Antônio Lopes - “Juninho” e o assessor de gabinete do prefeito, José Donizete Borges.

O convênio foi assinado com o Estado em julho de 2005, quando o prefeito de Japaraíba era José Antônio de Miranda
  
Segundo José Antônio, o Estado investia um valor e o Município entrava com a contrapartida, custeando lanches e transportes e também auxiliando na remuneração da equipe. Na época, parte da equipe era paga pelo Estado e outra parte, pelo Município. “Os benefícios nem se comparam, em termo de valores, com a contrapartida do Município. Nem se compara o êxito que o Município está tendo, não somente agora”, disse o ex-prefeito.

O ex-prefeito de Japaraíba, José Antônio de Miranda, é arcoense

Outras atletas que se destacaram
 
José Antônio citou a atleta Islane Pereira Lopes, que foi campeã brasileira em atletismo nas provas de mil metros com obstáculos, em 2011 e também em 2012, quando foi recordista. Ele disse que depois ela estudou na Universidade Federal de Lavras (UFLA) e tornou-se professora. Segundo Juninho, ela ainda é atleta, representando atualmente a equipe de Pindamonhangaba (SP).

O ex-prefeito mencionou outro nome de destaque: Leydiane Lopes Ramos, que bateu o recorde da irmã Islane, na mesma prova, em 2015. Hoje Leydiane cursa Educação Física e continua treinando [informações obtidas com Juninho].

Em nove anos, Japaraíba já teve oito atletas de destaque nacional

“Juninho”, citado por José Antônio no início desta matéria, é graduado em Educação Física e tem várias formações do Comitê Olímpico Brasileiro em Iniciação do Atletismo. Ele disse ao CCO que de 2015 até então, Japaraíba teve pelo menos oito atletas de destaque nacional e alguns classificados para  campeonatos mundiais em Praga (capital da República Tcheca), Marrakesh (Marrocos), Nairóbi (capital do Quênia) e Istambul (na Turquia).

Ele disse ao CCO que quando o convênio foi assinado, em 2005, envolveu atividades artísticas e culturais (pintura e dança), além das modalidades esportivas (futsal, vôlei, handebol, basquete). O atletismo veio depois.

O início: participação dos alunos nos jogos estudantis

Tudo começa com a participação dos alunos nos jogos estudantis municipais, regionais e estaduais. Os que se destacam são selecionados para continuarem participando em nível estadual. Os melhores vão para o nível federal e, depois, internacional.

José Antônio disse ao CCO que o professor Juninho continua participando e esteve no Chile com os atletas na semana passada. “Ele continuou por esses anos todos, é um excelente profissional”.

Ao ver os resultados de um programa iniciado em 2005, o empresário e ex-prefeito comenta: “Japaraíba, sendo uma cidade pequena [4.506 pessoas – Censo 2022], ter condição de ter um representante em nível de América, é uma sensação de dever cumprido, de um trabalho que vem de 18 anos, que começou comigo, mas que continuou no Governo do Roberto Lopes (prefeito por dois mandatos) e que continua com o prefeito Écio Veloso. Os resultados já existem há muito tempo e hoje muito mais, porque somos campeões da América”, salientou.

José Antônio terminou dizendo que os Municípios devem, sim, participar de todos os convênios nas áreas de saúde, educação e esportes, porque trazem resultados. Ele contabiliza que, em Japaraíba, aproximadamente cem estudantes participaram do convênio na época.

Segundo o professor Juninho, o convênio foi encerrado, mas o Município deu sequência ao projeto.

Gabriel Felipe, de Japaraíba, conquista medalha de ouro no Chile

Carlos Eduardo, Prof. Juninho e Gabriel Felipe

Gabriel Felipe e Carlos Eduardo, ambos de Japaraíba, viajaram no dia 4 de dezembro com destino a Santiago (Chile). Eles participaram dos Jogos Escolares Sul-Americanos, junto a outros atletas brasileiros, integrando a delegação da Confederação Brasileira de Desporto Escolar rumo ao Chile.

Gabriel Felipe conquistou a Medalha de Ouro, na quinta-feira (07), na modalidade Hexatlo. Segundo o professor Juninho, ele concorreu com seis atletas de outros países na prova: Argentina, Colômbia, Chile (com dois atletas), Peru e Suriname. “É um menino inteligente, com comportamento exemplar, centrado. Tem muito a crescer, tem um biotipo muito bom e tem muito a mostrar ainda”, resumiu.

Segundo Juninho, atualmente, uma média de 30 estudantes estão praticando atletismo em Japaraíba, no Complexo Municipal de Lazer construído na gestão de José Antônio.

De acordo com divulgação do Instagram da Prefeitura de Japaraíba, Carlos Eduardo conquistou o 4º lugar, também “representando com grandiosidade Japaraíba, Minas Gerais e todo o Brasil”. Segundo o professor, ele foi prejudicado porque sofreu um acidente antes.

Resultados muito além das competições

Mais do que trabalhar a questão da competição, o esporte melhora a vida dos jovens e de suas famílias. O professor Juninho disse ao CCO que já ouviu vários relatos motivadores de pais de alunos, como, por exemplo, meninos que estavam diagnosticados com hiperatividade e depressão e que, com a prática esportiva, não precisam mais tomar os medicamentos. Ele diz ainda: “O ganho é social, intelectual, de convivência, oportunidade para uma vida melhor, disciplina na escola”.

Atualmente, professor Juninho trabalha com atletismo e futsal.